A pesquisa tem por objetivo geral discutir em que medida a exigência de escrita de texto dissertativo-argumentativo no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) têm orientado o trabalho pedagógico nas aulas de língua portuguesa em escolas de ensino médio da rede estadual. O estudo se dará tomando como base as principais modificações ocorridas na redação do ENEM, desde 1998, e nos documentos normativos para a rede estadual de ensino. A pesquisa tem como objetivos específicos analisar os deslocamentos ocorridos nas práticas pedagógicas e nos documentos curriculares oficiais; analisar as redações escritas pelos estudantes e identificar as vozes que se fazem presentes nos textos produzidos e discutir as finalidades da escrita no ensino médio identificando a presença de uma função sociocomunicativa ou uma orientação pela lógica de obter aprovação por um único interlocutor – o avaliador - que atribui uma nota e aprova ou reprova a produção textual do estudante. A pesquisa será realizada através de uma abordagem metodológica qualitativa. Essa pesquisa justifica-se por analisar aspectos relevantes da produção textual dos estudantes, a função sociocomunicativa desses textos e uma possível limitação das habilidades de autoria dos alunos, que passam a orientar sua escrita por práticas modelares. Sua importância também está no fato de gerar contribuições para a prática docente no que concerne ao trabalho com a linguagem e é um trabalho que possibilita o aperfeiçoamento da formação profissional já que a professora pesquisadora tem a intenção de adquirir conhecimentos e estudar práticas de ensino eficazes.