BARREIRA OU OPORTUNIDADE PARA O SALTO EPISTEMOLÓGICO: A QUESTÃO DA DIVERSIDADE DE ÁREAS DE SABERES EM UMA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

  • Autor
  • JOSÉ CARLOS GOMES DE CAMPOS
  • Co-autores
  • Maria Edilza Prates
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo analisar a conceitualização de epistemologia em educação e quais os desafios epistemológicos postos em compreendê-la por parte de discentes recém- ingressantes em um curso de pós-graduação em nível de mestrado acadêmico em uma universidade pública estadual do estado das Minas Gerais. O trabalho alicerça-se nos pressupostos epistemológico de concepção de ciência e fazer científico de Bachelard (1971, 1996) e nas noções de Educação de Carlos Rodrigues Brandão (2007). A técnica empregada foi um questionário semiestruturado online, com amostra total de 21 participantes. Foi percebido que o objeto pesquisado se apresenta como um cenário desafiador e com inúmeras possibilidades epistêmicas, haja vista que, a marcação heterogênea em áreas de saber se faz presente.

  • Palavras-chave
  • Pesquisa em Educação; Epistemologia; Pós-graduação e diversidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes