A EDUCAÇÃO DOS PRIVADOS DE LIBERDADE DO PRESÍDIO DE MONTES CLAROS II, COMO POLÍTICA PÚBLICA DE RESSOCIALIZAÇÃO E COMBATE À REINCIDÊNCIA.

  • Autor
  • Leonardo de Oliveira Lopes
  • Co-autores
  • Leandro Luciano Silva Ravnjak
  • Resumo
  • A pesquisa tem por objeto o Direito à educação no Presídio de Montes Claros II, como caminho para ressocialização e combate à reincidência. O objetivo é analisar o Direito à Educação dos privados de liberdade no Presídio Montes Claros II.

    Observou-se que a educação dos reclusos nos presídios nacionais não é algo comum, e o Estado de Minas Gerais, inclusive o Presídio de Montes Claros II, segue o padrão do restante do país, já que no Estado, apenas 13,78% dos reclusos têm acesso à educação no interior dos presídios, ocupando o 12% lugar entre os Estados do Brasil.

    Conclui-se pela necessidade de maior aprofundamento teórico e empírico quanto à matéria, em especial, no âmbito do Presídio Montes Claros II.

  • Palavras-chave
  • Escola, Sistema Prisional, Direito à Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Inclusiva
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  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
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  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
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  • Alfabetização e Letramento
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  • Educação de Jovens e Adultos
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  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
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  • Saberes e práticas docentes
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