Contribuições da Arte no ensino da Matemática

  • Autor
  • Consuelo Fonseca Soares Gonçalves
  • Co-autores
  • Emilly Thainá Gonçalves Rodrigues , Francine Rafaela Dias Silva
  • Resumo
  • O relatório tem a finalidade de descrever nossa experiência com a inserção da arte na disciplina de Matemática. A experiência do trabalho com desenhos de quatro crianças do Ensino Fundamental, sabendo da importância da arte para o ensino da Matemática e o desenvolvimento infantil. Podendo assim, pensar em projetos que destaquem práticas matemáticas que representam uma continuidade da cultura da arte, da beleza e da harmonia, já que a Matemática oferece muitas ferramentas. O objetivo central é ressaltar em como o lúdico contribui significativamente para a aprendizagem das crianças. De acordo com Hebert Read essa espontaneidade na criação artística, ligada á intuição e imaginação, pode favorecer, o ensino e a compreensão por meio do processo de visualização.

  • Palavras-chave
  • Matemática, Arte , Ensino
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes