Esta pesquisa tem como tema a “Educação de Surdos e Língua Brasileira de Sinais” e faz parte do trabalho de Conclusão de Curso, o qual será apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros, como exigência para obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia. A inclusão das pessoas Surdas no âmbito educacional é uma demanda antiga que vem desde os primórdios e ainda se encontra em processo de construção nos dias atuais. Falar sobre educação para pessoas Surdas no Brasil e no mundo carrega em si um enorme desafio, levando em consideração as políticas públicas e educacionais ainda com muitas imprecisões e com pouco valor efetivo na prática. As discussões sobre essa temática principalmente nos meios pedagógicos, é de suma importância, por ser o lugar onde se encontram os principais responsáveis pela efetivação da Língua Brasileira de Sinais. Este trabalho tem como problema de pesquisa de que maneira a criança Surda adquire a Língua de Sinais? E como objetivos, apontar a importância da Língua Brasileira de Sinais para a Comunidade Surda; discorrer sobre as políticas públicas brasileiras voltadas para a Educação dos Surdos; descobrir quais são as estratégicas pedagógicas utilizadas pelos professores e interpretes que trabalham com crianças Surdas. A aquisição da Língua de Sinais pelas crianças Surdas é uma temática bastante discutida entre os pesquisadores tais como ALBRES (2013); QUADROS (2004) BRITO (1995) dentre outros. Autores esses que evidenciam o quanto é importante a aquisição da comunicação pelas crianças Surdas por meio da Libras, o papel da escola para o desenvolvimento infantil e a importância de a criança Surda apropriar-se da Libras desde a infância.