EDUCAÇÃO DE SURDOS E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: CAMINHOS POSSÍVEIS?

  • Autor
  • Emanuelle Rocha Versiani
  • Co-autores
  • Maria Nunes de França
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa tem como tema a Educação de Surdos e Língua Brasileira de Sinais” e faz parte do trabalho de Conclusão de Curso, o qual será apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros, como exigência para obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia. A inclusão das pessoas Surdas no âmbito educacional é uma demanda antiga que vem desde os primórdios e ainda se encontra em processo de construção nos dias atuais. Falar sobre educação para pessoas Surdas no Brasil e no mundo carrega em si um enorme desafio, levando em consideração as políticas públicas e educacionais ainda com muitas imprecisões e com pouco valor efetivo na prática. As discussões sobre essa temática principalmente nos meios pedagógicos, é de suma importância, por ser o lugar onde se encontram os principais responsáveis pela efetivação da Língua Brasileira de Sinais. Este trabalho tem como problema de pesquisa de que maneira a criança Surda adquire a Língua de Sinais? E como objetivos, apontar a importância da Língua Brasileira de Sinais para a Comunidade Surda; discorrer sobre as políticas públicas brasileiras voltadas para a Educação dos Surdos; descobrir quais são as estratégicas pedagógicas utilizadas pelos professores e interpretes  que trabalham com  crianças Surdas. A aquisição da Língua de Sinais pelas crianças Surdas é uma temática bastante discutida entre os pesquisadores tais como ALBRES (2013); QUADROS (2004) BRITO (1995) dentre outros. Autores esses que evidenciam o quanto é importante a aquisição da comunicação pelas crianças Surdas por meio da Libras, o papel da escola para o desenvolvimento infantil e a importância de a criança Surda apropriar-se da Libras desde a infância.

     

  • Palavras-chave
  • Educação de Surdos; Língua Brasileira de Sinais e Políticas públicas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Inclusiva
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  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
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  • Saberes e práticas docentes
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