A PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE ENGENHARIA DA UNIFIPMOC: ENFRENTAMENTOS NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

  • Autor
  • Rennê Flávio Lopes Santos
  • Co-autores
  • Cláudia Aparecida Ferreira Machado
  • Resumo
  •  

    No âmbito dos estudos linguísticos, nas últimas décadas, muito tem se falado sobre as habilidades de leitura e de escrita dos estudantes inseridos em cursos de graduação e, até mesmo, pós-graduação no Brasil. Como práticas sociais de comunicação, surge a necessidade de se compreender a importância do letramento acadêmico. Este estudo visou compreender a promoção do letramento no ambiente acadêmico do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) dos discentes dos cursos de engenharia integrada. Para tanto, buscou embasamento teórico principalmente nos trabalhos de Soares (2004), Kleiman (2008) e Carvalho (2013). A pesquisa aqui apresentada justifica-se como qualitativa e do tipo exploratória. O estudo possibilitou compreender a necessidade de se trabalhar as habilidades e competências dos diversos gêneros textuais que fazem parte do ambiente acadêmico junto aos estudantes, pois alguns apresentam dificuldades quando o assunto é escrever obedecendo aos ditames normativos da academia.

     

  • Palavras-chave
  • Leitura, Escrita, Letramento Acadêmico, Curso de engenharia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes