INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DAS
SÉRIES INICIAIS: ESTUDO DO ALÇAMENTO FONÉTICO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS E POSTÔNICAS NÃO FINAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS EM MONTES CLAROS
RESUMO: Este projeto tem como objetivo analisar a influência da oralidade na escrita, sobretudo, do alçamento das vogais médias [e, o] em posição pretônica e postônica não final no processo alfabetização de alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas selecionadas de rede urbana e rural de Montes Claros, Minas Gerais. O objetivo geral desta pesquisa é apresentar procedimentos teórico-metodológicos que contribuam para reduzir o registro do alçamento das vogais médias [e, o] em posição pretônica e postônica não final, na escrita dos alunos do 5º ano das escolas selecionadas. São destacados também os seguintes objetivos específicos: identificar as dificuldades encontradas pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental no que tange à diferenciação da oralidade para escrita; compreender quais fatores podem contribuir para que ocorra o alçamento das vogais médias [e, o] pretônicas e postônicas não finais na escrita dos alunos; desenvolver atividades metodológicas de produção textual que contribuam para aprimorar a escrita ortográfica dos discentes e a prática docente. Vale ressaltar que há trabalhos acerca da interferência da oralidade no processo de alfabetização, porém pesquisas que salientem a influência do alçamento, no processo de alfabetização ainda são escassas, o que justifica a importância desta pesquisa. A partir dessas questões, a situação-problema deste trabalho consiste em responder à seguinte pergunta: quais procedimentos metodológicos podem ser utilizados para reduzir o registro do alçamento das vogais médias [e, o] em posição pretônica e postônica não final, na escrita dos alunos do 5º ano da zona urbana e rural do município de Montes Claros? A trajetória metodológica deste estudo sustenta-se na abordagem qualitativa numa perspectiva fenomenológica. Para a coleta de dados, será realizada uma oficina de produção de textos com os alunos e, posteriormente, uma proposta de intervenção pedagógica com os docentes a fim de proporcionar subsídios para o desenvolvimento de atividades em sala de aula, visto que contribui para a formação permanente dos professores. Nesse sentido, o referencial teórico da pesquisa será constituído por estudos de autores renomados que discutem o assunto, por exemplo, Coutinho ( 2005), Cristófaro (2002), Morais (2005), Tondineli (2010).
Palavras-chave: Alfabetização; Alçamento vocálico; Escrita; Oralidade.