Nos últimos anos, o ensino da Matemática passou por diversas mudanças, ou seja, práticas inovadoras têm sido trabalhadas em salas de aulas, dentre elas, destaca-se a História da Matemática. No entanto, ao analisar livros de Matemática, percebe-se que ela é pouco abordada como metodologia de ensino (ROQUE, 2012). A partir disso, pôs-se a questão: o que se pode fazer para que a Matemática ocupe mais significado na vida cotidiana, concreta e real? Desta forma, tem-se a possibilidade de buscar outra forma de ver e entender essa disciplina, tornando-a mais contextualizada. A História da Matemática pode ser utilizada como recurso capaz de melhorar a função por trás dos conteúdos expostos aos alunos na escola. Mendes (2009) orienta que os professores explorem o processo histórico de desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos abordados em sala de aula para que assim os alunos possam assimilar melhor o significado das ideias matemáticas e sua importância. A BNCC, Brasil (2018), informa que a História da Matemática é uma competência específica para o Ensino Fundamental, o seu reconhecimento como uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática, (BRASIL,1998), diz que este recurso pode ajudar a elucidar as ideias que estão sendo construídas pelos alunos. No entanto, a História da Matemática por si só não atende às diversas necessidades do ensino e da aprendizagem de Matemática em sala de aula. Nesse sentido, Miguel e Miorim (2011) explicam que a mesma, se tratada como assunto específico ou conteúdo, seria insuficiente para contribuir no processo de aquisição do conhecimento matemático. Por fim, esse recurso a tem capacidade de dar suporte aos professores e tornar a aprendizagem mais significativa aos alunos. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, por meio da revisão de literatura, realizada leituras de livros que discutem a História da Matemática. Com o objetivo de discutir como a História da Matemática pode contribuir para o ensino-aprendizagem e contextualização dos conteúdos em sala tomamos como embasamento teórico: Roque (2012), Brasil (1998), Mendes (2009), Miguel e Miorim (2011), Brasil (2018). Portanto, a pretensão desta pesquisa é trazer algumas contribuições para a temática em questão, sem esgotá-la, mas apresentando reflexões importantes para o ensino da Matemática.