DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA NAS PRÁTICAS CURRICULARES: FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR FORMADOR NAS LICENCIATURAS

  • Autor
  • KEDMA MADALENA GONÇALVES GARCEZ
  • Resumo
  •  

    O objetivo do resumo é analisar as potencialidades da formação docente por documentação narrativa, que é uma estratégia de investigação-formação-ação divulgada pelo pesquisador argentino, Daniel Hugo Suárez. Será apresentada parte da primeira etapa da documentação narrativa, que está sendo desenvolvida em um Centro de Educação que reúne treze cursos de licenciaturas, de uma universidade pública do Nordeste, com a participação de professores formadores no âmbito dos três componentes das Práticas Curriculares nas licenciaturas, que dispõem de quatrocentas horas para inserção de licenciandos na escola básica. O objetivo geral da pesquisa é analisar a atuação do professor formador nas licenciaturas, a partir de documentação narrativa construída no coletivo de docentes das práticas curriculares, assim como compreender como são construídas aprendizagens docentes no desenvolvimento desses componentes. Os primeiros resultados da documentação narrativa sobre as práticas curriculares trouxeram elementos da docência desses componentes no cotidiano das licenciaturas, configurando também importante espaço de diálogos docentes, produção coparticipada de saber pedagógico nas práticas curriculares e uma formação compartilhada de professores.

     

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Professor formador, Licenciaturas, Práticas Curriculares, Documentação narrativa
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação de Professores
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes