A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
SILVA, Jessiane Soares
jeissysoares3005@gmail.com
TEODORO, Michelle Costa
michellecosta2001@gmail.com
PEREIRA, Thaís Angélica
thaisangelicapereira@yahoo.com.br
ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
shirley.almeida@unimontes.br
Palavras-chave: Resolução de Problemas, Tendência, Educação Matemática.
A Resolução de Problemas na Educação Matemática surgiu em 1960 e foi anexada aos currículos no início de 1970. Contraria as práticas de ensino engessadas e baseadas em exercícios de memorização e repetição de conceitos. Nessa abordagem o estudante passa de espectador passivo a construtor de sua aprendizagem, buscando estratégias e soluções criativas para o problema proposto se pautando em observações de situações reais e abstratas do cotidiano. Em 1896 e 1904, John Dewey implementou experiências que enfatizavam a Resolução de Problemas e focalizavam a orientação pedagógica baseada em projetos (RODRIGUES e MAGALHÃES, 2011). O objetivo da Educação Matemática orientada para a Resolução de Problemas é que o estudante construa seu próprio conhecimento, exercite o pensar, criar e recriar soluções e alternativas, indagar, relacionar, comparar, intervir e resolver, sendo capaz de construir e generalizar os conhecimentos, aplicando-os em outros contextos e situações extraescolares. Objetivo: Nosso objetivo foi expor a relevância da aplicação da Resolução de Problemas como ferramenta didática em âmbito escolar para que o estudante desenvolva as habilidades de elaborar estratégias, raciocinar logicamente e verificar se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das suas estruturas cognitivas. Metodologia: Por meio de estudo e análise literária abordamos a importância da Resolução de problemas como prática pedagógica para o ensino da matemática em sala de aula. Resultados: Os resultados de nosso estudo revelam, que a Resolução de Problemas é utilizada, mas de maneira divergente a sua aplicabilidade visto que não leva em consideração o contexto social e cultural em que o aluno está inserido. Conclusão: Diante do exposto, podemos perceber a importância da metodologia da Resolução de Problemas para o desenvolvimento do aluno, pois foge da tradicional memorização de conteúdos e traz situações-problemas simbólicas baseadas no contexto em que o discente está inserido, com aplicabilidade prática no cotidiano.
Referências
RODRIGUES, Adriano; MAGALHÃES, Shirlei Cristina. Resolução de problemas nas aulas de Matemática: diagnosticando a prática pedagógica. Belo Horizonte: Livraria da Física, 2011.
ZORZAN, Adriana Salete Loss. Ensino-aprendizagem: algumas tendências na Educação Matemática (Teaching-learning: some trends inmathematical education). Revista Ciências Humanas, v.8 n.10 p. 77-93, Jun 2007.