RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NEIDE MELO FRANCO: DESAFIOS E APRENDIZADOS

  • Autor
  • Daniela Malheiros Almeida
  • Resumo
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    O Programa Residência Pedagógica (RP) é um programa que faz parte das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e visa o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, através da imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

    Com a realização do estágio na EM Professora Neide Melo Franco, foi possível perceber a importância de demonstrar nossos conhecimentos que adquirimos durante a graduação e conseqüentemente auxiliarem os alunos. A equipe de residentes que atuaram na escola é formada por alunos da graduação de geografia da Unimontes, sendo divididos em duplas para o desenvolvimento das atividades, juntamente com a professora perceptora. As aulas foram desenvolvidas no 9ºs anos do Ensino Fundamental e planejadas de maneira em que pudessem alcançar o maior número de alunos e que essa participação fosse efetiva e proveitosa. Foram desenvolvidas atividades que auxiliassem na execução do Plano de Estudo Remoto e também era prestado auxílio direto com o conteúdo da apostila, sobretudo via mensagens de Whatsapp.

    Com isso, é de suma importância identificar que o estágio é necessário não só para os acadêmicos, como também para os alunos que recebem esse tipo de auxílio através de monitorias e regências. A educação é fundamental na vida do ser humano, visto que o ensino-aprendizado é preciso para percebermos o meio social, profissional, cultural e didático-pedagógico.

     

  • Palavras-chave
  • Estágio, Regência e Pedagógico
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação de Professores
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  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
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  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
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  • Saberes e práticas docentes
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