AVALIAÇÃO EXTERNA: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS PROFICIÊNCIAS E DOS DESCRITORES DE MATEMÁTICA DE UMA DETERMINADA ESCOLA, NO PERÍODO DE 2018 A 2021

  • Autor
  • José Carlos Rodrigues Junior
  • Co-autores
  • Érika Patrícia Oliveira Silva Cabral
  • Resumo
  •  

    Neste trabalho, apresentaremos ao leitor relatos da análise realizada dos resultados das proficiências e dos descritores de matemática dos alunos, do 9º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Professora Anésia Gonçalves Longuinhos, na cidade de Pirapora Minas Gerais. Anualmente os dados são disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG), através da plataforma Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE). A equipe gestora realiza com a equipe pedagógica, corpo docente, corpo discente e com toda comunidade escolar a análise dos resultados disponibilizados, buscando identificar ações que oportunizam a melhoria da aprendizagem dos alunos. Durante as análises, é possível observar que os descritores que apresentam os piores resultados, são comuns em todos os anos, ou seja, são reincidentes anualmente com os resultados de assertividade mais baixos.

     

  • Palavras-chave
  • Avaliação Externa. SIMAVE. PROEB.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes