Neste trabalho apresentamos um estudo de revisão de literatura, com dez periódicos anuais, sobre os processos metodológicos do ensino de Matemática utilizados pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, apresentados na revisão de literatura publicada entre 2010 a 2020. O objetivo é analisar as metodologias usadas por professores dos anos iniciais e/ou professores do ensino fundamental II. Como justificativa temos o propósito de observar as práticas e recursos usados pelos professores nos artigos de revisão de literatura, como forma de conhecer como acontece o ensino de Matemática em diversas escolas do país, pois professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por não obterem a formação em Matemática podem apresentar dificuldades em trabalhar com o conteúdo. Os periódicos escolhidos são dos seguintes autores: Bertini (2015), Correia (2010), Lopes et al (2016), Passos e Nacarato (2018), Passos e Takahashi (2018), Silva; Pinheiro e Canova (2018), Sousa (2013), Trivilin e Ribeiro (2015), Valente (2012), Wanderer e Longo (2020). Após a análise dos periódicos dos autores acima, percebemos as dificuldades encontradas por professores dos anos iniciais que ensinam a Matemática, sem uma formação adequada, bem como, as metodologias usadas em sala de aula, mas que se superaram com ajudam de capacitações realizadas por meio cursos, grupos de pesquisas e pós graduações. Concluímos a necessidade de uma formação continuada em Matemática para os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental supram suas dificuldades e ensinem os conteúdos de forma significativa.