PRODUTIVISMO E EDUCAÇÃO: PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOB O CAPITALISMO DESTRUTIVO

  • Autor
  • Cecídia Barreto Almeida
  • Co-autores
  • Mara Rubia Aparecida da Silva , Júlia Barreto Almeida
  • Resumo
  •  


    Este texto, busca compreender a percepção de dez professoras que atuam nas turmas dos dois primeiros anos da educação básica, na rede pública, em relação ao ensino na modalidade remota e os usos da Base Nacional Curricular (BNCC), nas práticas pedagógicas alfabetizadoras. Na nossa busca, intencionalmente procuramos indagar as docentes a respeito das condições reais de trabalho que estão vivenciando na atualidade. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário disponibilizado no aplicativo google forms. A investigação ocorreu no final do primeiro semestre de 2021. Percebemos a partir da análise dos dados coletados que o processo de alfabetização das crianças e o trabalho das professoras estão comprometidos pela rigidez, controle e pela barbárie do produtivismo. 

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, capitalismo
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramento
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes