A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL SOB A LEI Nº 13.415/17

  • Autor
  • Antocléia de Sousa Santos
  • Resumo
  • Na altura de celebrarmos os 100 anos do professor Darcy Ribeiro (26/10/1922-17/02/1997), defensor da democratização do ensino público e da qualidade do ensino para todos. Este estudo busca analisar a contribuição do ensino de Filosofia para o conhecimento crítico e social das pessoas e sociedade brasileira. Em que se orientou na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96), Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil (APROFIBB), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) entre outros. Como resultados, no ano que se comemora o bicentenário da (in)dependência do Brasil, o ensino de Filosofia passa a ser não obrigatório na implementação da reforma atual (2022) do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil sob a Lei nº 13.415/17.

  • Palavras-chave
  • Educação Básica, Ensino Médio, Filosofia, Reforma Educacional
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
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  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
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  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
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