A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL: RESGATE HISTÓRICO

  • Autor
  • Francisco Jucivânio Félix de Sousa
  • Co-autores
  • José Claudio Del Pino
  • Resumo
  • Este trabalho é um recorte da revisão documental e bibliográfica da tese de doutorado que o primeiro autor está desenvolvendo no PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Realizamos um levantamento documental e bibliográfico com o objetivo de apresentar um breve panorama histórico sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática no Brasil. Soares (2018) discorre que até o começo do século XIX, foram desenvolvidas poucas ações relativas aos aspectos educacionais no país, que após a expulsão dos jesuítas do Brasil, no século XVIII, e principalmente no século XIX, os mecanismos de regulamentação do exercício do magistério passavam apenas a “atestados de boa conduta” e “saber o conteúdo”, sem que fossem necessários formação específica. Relacionado ao ensino de Matemática da época, as instituições militares eram responsáveis pela Matemática desenvolvida no país até então, e organizando a transição da disciplina Matemática de saber técnico para saber escolar. Rodrigues Valente (2005;2007), Marcatto (2012) abordam que a introdução das Matemáticas superiores no Brasil, deve-se considerar a criação da Academia Real Militar, os professores dessa escola ministravam aulas de Aritmética, Álgebra e Geometria/Trigonometria, o ensino de Matemática ficava a cargo dos militares e engenheiros, que detinham conhecimentos específicos nas suas profissões. Conforme Mattedi Dias (2020), Marcatto (2012), Brito e Miorim (2018), nos anos 1930 foram criadas as primeiras universidades brasileiras, sendo uma baliza histórica importante para o desenvolvimento das ciências e da Matemática superior no país.  Referente aos cursos de Matemática, possuía uma duração de três anos, com as seguintes disciplinas: Geometria (analítica e projetiva), Análise Matemática, Física Geral e Experimental, Geometria Descritiva e Complementos de Geometria, Cálculo Vetorial e Mecânica Racional, Análise Superior, Geometria Superior, Física Matemática e Mecânica Celeste. Se o discente quisesse obter a licença para o magistério, deveria cursar mais um ano de formação pedagógica no Instituto de Educação. As propostas para o ensino de Matemática no Brasil passaram por diversas modificações no currículo, sendo compreendido a necessidade de adotar um currículo que contenha conteúdos ligados à área específica de Matemática, e conteúdos pedagógicos, além disso, é necessário compreender, e interligar esses saberes. Até a década de 1990, temos um currículo que privilegia somente os conteúdos específicos, e, a partir dos anos 2000, a legislação educacional preconiza novas formas de currículo para as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura nas Instituições de Ensino Superior (IES). 

     

  • Palavras-chave
  • Ensino; Professor de Matemática; Formação docente
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação de professores.
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