Este trabalho é um recorte da revisão documental e bibliográfica da tese de doutorado que o primeiro autor está desenvolvendo no PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Realizamos um levantamento documental e bibliográfico com o objetivo de apresentar um breve panorama histórico sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática no Brasil. Soares (2018) discorre que até o começo do século XIX, foram desenvolvidas poucas ações relativas aos aspectos educacionais no país, que após a expulsão dos jesuítas do Brasil, no século XVIII, e principalmente no século XIX, os mecanismos de regulamentação do exercício do magistério passavam apenas a “atestados de boa conduta” e “saber o conteúdo”, sem que fossem necessários formação específica. Relacionado ao ensino de Matemática da época, as instituições militares eram responsáveis pela Matemática desenvolvida no país até então, e organizando a transição da disciplina Matemática de saber técnico para saber escolar. Rodrigues Valente (2005;2007), Marcatto (2012) abordam que a introdução das Matemáticas superiores no Brasil, deve-se considerar a criação da Academia Real Militar, os professores dessa escola ministravam aulas de Aritmética, Álgebra e Geometria/Trigonometria, o ensino de Matemática ficava a cargo dos militares e engenheiros, que detinham conhecimentos específicos nas suas profissões. Conforme Mattedi Dias (2020), Marcatto (2012), Brito e Miorim (2018), nos anos 1930 foram criadas as primeiras universidades brasileiras, sendo uma baliza histórica importante para o desenvolvimento das ciências e da Matemática superior no país. Referente aos cursos de Matemática, possuía uma duração de três anos, com as seguintes disciplinas: Geometria (analítica e projetiva), Análise Matemática, Física Geral e Experimental, Geometria Descritiva e Complementos de Geometria, Cálculo Vetorial e Mecânica Racional, Análise Superior, Geometria Superior, Física Matemática e Mecânica Celeste. Se o discente quisesse obter a licença para o magistério, deveria cursar mais um ano de formação pedagógica no Instituto de Educação. As propostas para o ensino de Matemática no Brasil passaram por diversas modificações no currículo, sendo compreendido a necessidade de adotar um currículo que contenha conteúdos ligados à área específica de Matemática, e conteúdos pedagógicos, além disso, é necessário compreender, e interligar esses saberes. Até a década de 1990, temos um currículo que privilegia somente os conteúdos específicos, e, a partir dos anos 2000, a legislação educacional preconiza novas formas de currículo para as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura nas Instituições de Ensino Superior (IES).
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica