XIV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - COPED
O Congresso Nacional de Pesquisa em Educação/COPED é um evento proposto no ano de 2009, que tem sido realizado com periodicidade anual por professores do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da UNIMONTES. Inicialmente proposto como evento regional, nesta edição está sendo alçado a abrangência nacional por sua consolidação como evento científico acadêmico de pesquisa na UNIMONTES. O evento tem mobilizado a comunidade acadêmica e constitui-se como espaço para socialização de pesquisas e intercâmbio acadêmico-científico com outros centros de pesquisa do estado e do país. Quando de sua proposição, o congressocoadunou-se com a necessidade de se construir condições operacionais e acadêmicas para a implantação de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensuem Educação. E assim, a cada ano, a sua realização tem possibilitado o diálogo interdisciplinar entre pesquisadores, professores e acadêmicos de diferentes licenciaturas da própria UNIMONTES e de outras instituições universitárias. Consolidando-se como espaço de discussões e reflexões,o congresso tem produzido a convergência de olhares sobre a pesquisa em educação e a formação de professores e pesquisadores.
Em 2023, O XIV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - COPED tem como tema: Instituições educacionais, inserção social e democracia e será realizado entre os dias 13 a 16 de junho do ano de 2023. Este congresso tem como propósito fomentar a discussão sobre a importância da inserção social das instituições educacionais, em especial, das universidades como forma de democratizar o conhecimento (pesquisa, ensino e extensão) para todos os grupos sociais.
OBJETIVOS:
Objetivo geral
· Propiciar reflexão, diálogo e intercâmbio ? entre professores pesquisadores, pós-graduandos e graduandos das Instituições de Ensino Superior e da Educação Básica ? sobre a importância da inserção social das instituições escolares como forma de democratizar o conhecimento.
Objetivos específicos
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Produzir debates em torno das questões educacionais, sinalizando os desafios e problemas, apontando as perspectivas, possibilidades e implicações para as pesquisas em educação e a formação de professores.
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Colaborar com a consolidação de uma cultura acadêmica que valorize a pesquisa e a produção de conhecimento como oportunidade de se formar profissionais emancipados, sujeitos de um fazer comprometido com a qualidade da educação.
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Contribuir com a ampliação do universo cultural dos graduandos e pós- graduandos e de sua formação como professores pesquisadores críticos e reflexivos.
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Socializar as produções científicas com a comunidade acadêmica e da educação básica.
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Incentivar a participação de professores e pós - graduandos em evento científico com a divulgação da produção científica e tecnológica, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos;
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Intercambiar experiências entre professores, graduandos e estudantes da educação básica, visando à socialização de conhecimentos, estudos e pesquisas;
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Contribuir com a formação de pesquisadores em educação, para que se tornem capazes de desenvolver projetos de investigação que favoreçam a compreensão da realidade e a produção de conhecimentos.
COORDENAÇÃO GERAL:
Professora Francely Aparecida dos Santos
COMISSÃO ORGANIZADORA:
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Professora Egeslaine de Nez- Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) -
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Professor Francisco Thiago Silva- Universidade de Brasília- (UNB)
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Professor Heiberle Hirsgberg Horácio - universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professor Josemir Almeida Barros – Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
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Professor João Luiz Simplício Porto _- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
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Professor Lailson dos Reis Pereira Lopes -Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professora Liliane Campos Machado – Universidade de Brasília (UNB)
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Professora Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professora Raiana Maciel do Carmo Librelon - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professora Viviane Bernadeth Gandra Brandão - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
COMISSÃO CIENTÍFICA:
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Professora Geisa Magela Veloso - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professora Mônica Maria Teixeira Amorim - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professora Zilmar Santos Cardoso - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professor Rafael Baioni do Nascimento - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professor Shirley Patrícia Nogueira de Castro Almeida - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professor Leandro Luciano Silva Ravnjak - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professor Marcelo Miranda Lacerda - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
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Professor Josué Antunes de Macedo - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
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Professor José Normando Gonçalves Meira - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professora Janine Freitas Mota - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professor Gilberto Januario - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
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Professora Fábia Magali Santos Vieira - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
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Professor César Rota Junior - UNIFIPMOC
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Professora Lívia Freitas Fonseca Borges - UnB
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Professor Valdemar Sguissardi - UFSCar
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Professora Selma Garrido Pimenta - USP
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Professora Ilma Passos Veiga Alencastro - UnB