O Contexto Político e as Repercussões das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores

  • Autor
  • Isabella Tolentino Prates
  • Co-autores
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Resumo
  •  

    Essa pesquisa apresenta uma discussão sobre as repercussões da Resolução CNE/CP nº 2/2019 no contexto educacional brasileiro. Considera-se que a referida resolução, trouxe consigo várias implicações para a formação docente no Brasil, uma vez que ela alterou a legislação anterior que regulamentava as licenciaturas em território nacional. Os procedimentos metodológicos se pautaram pela revisão sistemática de literatura, pesquisa bibliográfica e documental, sendo a análise permeada pela abordagem da Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados demonstram que a aprovação da resolução desencadeou o processo de agravamento da desvalorização do profissional do Magistério, com a ausência de articulação entre a valorização profissional e os preceitos formativos, falta de conjugação entre formação inicial e continuada e centralização da formação docente em competências.

     

  • Palavras-chave
  • Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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