Essa pesquisa apresenta uma discussão sobre as repercussões da Resolução CNE/CP nº 2/2019 no contexto educacional brasileiro. Considera-se que a referida resolução, trouxe consigo várias implicações para a formação docente no Brasil, uma vez que ela alterou a legislação anterior que regulamentava as licenciaturas em território nacional. Os procedimentos metodológicos se pautaram pela revisão sistemática de literatura, pesquisa bibliográfica e documental, sendo a análise permeada pela abordagem da Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados demonstram que a aprovação da resolução desencadeou o processo de agravamento da desvalorização do profissional do Magistério, com a ausência de articulação entre a valorização profissional e os preceitos formativos, falta de conjugação entre formação inicial e continuada e centralização da formação docente em competências.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica