POR UMA NOVA GEOGRAFIA ESCOLAR: CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS

  • Autor
  • Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha
  • Co-autores
  • Maria Ines Fernandes dos Santos , Rahyan de Carvalho Alves
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a tipologia de conteúdos e o ensino da Geografia escolar. Isto por meio da revisão bibliográfica, com base nos estudos de Cavalcanti (2012) e Moreira e Silva (2000). O ensino da Geografia escolar foi marcado ao longo do tempo (1837-1970) no território brasileiro pelo predomínio do enciclopedismo, no entanto, atualmente, tem passado por um processo de ressignificação dos seus conteúdos e temáticas.   

  • Palavras-chave
  • Geografia escolar; Tipologia de conteúdos; Recursos didáticos não convencionais.
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica