ADICÇÃO EM TDIC DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE MONTES CLAROS

  • Autor
  • Mairam Júlia Gomes Moreira
  • Co-autores
  • Fabia Magali Santos Vieira
  • Resumo
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    Desde março de 2020, quando a pandemia da Covid-19 se instalou no mundo obrigando os indívíduos ao distanciamento social, adaptações foram necessárias e a intensificação do uso das TDIC – Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - contribuíram para impactar todos os espaços, inclusive o educativo, objetivando promover aprendizagens mais significativas. As TDIC dizem respeito a um conjunto de diferentes mídias para fins de criação e publicação de informações assegurada pela Lei 14.533 (BRASIL, 1996) e validada pela BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Sua potencialização pode ter contribuído para o fator denominado Adicção, ou seja, uma dependência digital viciante, que, de acordo com Bento (2006), se caracteriza pela falta de gerenciamento do tempo, isolamento e outros impactos profissionais e biopsicossociais. O rastreamento do nível de adicção entre os 1500 docentes da Rede Municipal da cidade de Montes Claros - considerando que as escolas foram equipadas com 21 mil tablets, no ano de 2022, para implantação inovadora de metodologias - faz-se necessário pela preocupação com a saúde mental dos profissionais e pelos possíveis impactos em sala de aula. Propõe-se, para melhor mapeamento da situação, dois testes. O Internet Adiccion Test (IAT) que consiste em 20 questões sobre o comportamento dos respondentes sobre o uso da internet, devendo ser respondido de acordo com uma escala de 1- raramente, 2 - às vezes, 3 - frequentemente, 4 - geralmente a 5 - sempre. A avaliação total do teste varia entre 0 a 100, classificando a dependência do usuário como Leve, Moderado e Grave; E o Questionário de Proficiência Digital para educadores, que visa mensurar o nível de conhecimento digital dos mesmos a saber A1: Recém-Chegado (tem pouco contato), A2: Explorador (utiliza mas necessita encorajamento), B1: Integrador (Utiliza mas necessita de capacitação), B2: Especialista (Utiliza com confiança), C1: Líder (Utiliza e incentiva outros) e C2: Pioneiro (Utiliza, cria situações, mas sempre analisa prós e contras). O avanço digital é de fundamental importância para o homem, no entanto, faz-se necessário a busca da consciência, análise dos impactos positivos e negativos, sendo necessário controlar a tecnologia para que ela não controle o homem. A apuração destes dados subsidiará a análise, classificação da situação do universo escolhido e sintetização da real situação dos profissionais da educação montesclarenses.

     

  • Palavras-chave
  • Adicção, TDIC, Dependência Digital
  • Área Temática
  • Educação e tecnologias
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