Desde março de 2020, quando a pandemia da Covid-19 se instalou no mundo obrigando os indívíduos ao distanciamento social, adaptações foram necessárias e a intensificação do uso das TDIC – Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - contribuíram para impactar todos os espaços, inclusive o educativo, objetivando promover aprendizagens mais significativas. As TDIC dizem respeito a um conjunto de diferentes mídias para fins de criação e publicação de informações assegurada pela Lei 14.533 (BRASIL, 1996) e validada pela BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Sua potencialização pode ter contribuído para o fator denominado Adicção, ou seja, uma dependência digital viciante, que, de acordo com Bento (2006), se caracteriza pela falta de gerenciamento do tempo, isolamento e outros impactos profissionais e biopsicossociais. O rastreamento do nível de adicção entre os 1500 docentes da Rede Municipal da cidade de Montes Claros - considerando que as escolas foram equipadas com 21 mil tablets, no ano de 2022, para implantação inovadora de metodologias - faz-se necessário pela preocupação com a saúde mental dos profissionais e pelos possíveis impactos em sala de aula. Propõe-se, para melhor mapeamento da situação, dois testes. O Internet Adiccion Test (IAT) que consiste em 20 questões sobre o comportamento dos respondentes sobre o uso da internet, devendo ser respondido de acordo com uma escala de 1- raramente, 2 - às vezes, 3 - frequentemente, 4 - geralmente a 5 - sempre. A avaliação total do teste varia entre 0 a 100, classificando a dependência do usuário como Leve, Moderado e Grave; E o Questionário de Proficiência Digital para educadores, que visa mensurar o nível de conhecimento digital dos mesmos a saber A1: Recém-Chegado (tem pouco contato), A2: Explorador (utiliza mas necessita encorajamento), B1: Integrador (Utiliza mas necessita de capacitação), B2: Especialista (Utiliza com confiança), C1: Líder (Utiliza e incentiva outros) e C2: Pioneiro (Utiliza, cria situações, mas sempre analisa prós e contras). O avanço digital é de fundamental importância para o homem, no entanto, faz-se necessário a busca da consciência, análise dos impactos positivos e negativos, sendo necessário controlar a tecnologia para que ela não controle o homem. A apuração destes dados subsidiará a análise, classificação da situação do universo escolhido e sintetização da real situação dos profissionais da educação montesclarenses.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica