A importância dos jogos na aprendizagem da Matemática na Educação Infantil

  • Autor
  • Amanda Carolina Matos Lopes
  • Resumo
  •  

     

     Atualmente, é visto a necessidade da procura de processos metodologicos que fogem da forma tradicional de ensinar, e nesse caso, e nesse caso, o professor pode contribuir ao aproximar o lúdico dos planejamentos eleborados e levá-lo para o espaço escolar, onde os processos de ensino e de  aprendizagem sejam de forma mais sistematizada e  com mais significado para a efetivação do conhecimento.

    Diante disso o presente trabalho intitulado “Os jogos na aprendizagem da Matemática na Educação Infantil”, tem como objetivo geral analisar quais jogos os professores do segundo período da Educação Infantil utilizam para potencializar o ensino e a aprendizagem da Matemática.

    Segundo Melo e Lima (2020) a matemática é uma disciplina que geralmente os alunos mais possuem dificuldade e isso pode ser causado pelo método tradicional de ensino desta disciplina. Com isso, utilizar os jogos matemáticos na sala de aula, pode ser considerado uma boa estratégia. Porém, para que os jogos lúdicos matemático faça sentido na aprendizagem, é importante nesta metodologia de ensino realizar um planejamento de acordo com as necessidades da turma, que tenha um objetivo a ser alcançado, assim, evitando que os jogos sejam meramente recreativos e sem significado. Apesar de não parecer, a aprendizagem da matemática é de suma importância para as nossas vidas, haja vista, que utilizamos ela em todos os momentos, desde as coisas mais simples, como saber a contar nosso dinheiro, a fazer compras, até a forma mais complexa, como saber calcular as escalas de temperatura.  Para que ela seja significativa e valiosa para o nosso dia a dia, é essencial aprendê-la de forma prática desde os anos iniciais, desse modo,  não se tornando um fardo posteriormente, e sim uma ciência prazerosa de ser utilizada.

    O interesse por essa temática surge a partir dos estágios contidos durante o curso  de pedagogia, pois foi possível observar as dificuldades dos alunos na aprendizagem da matemática na sala de aula. O que proporcionou  a seguinte indagação: Os professores da Educação Infantil utilizam os jogos Matemáticos para o processo de ensino e aprendizagem?

    Por essa razão, esta pesquisa torna-se relevante, uma vez que possibilitará que os jogos lúdicos matemáticos se constituem como metodologia diversificada, e um facilitador para os processos de ensino e de aprendizagem. Assim, os professores e a sociedade podem utilizar os jogos juntamente com a Matemática de forma simultânea para a concretização deste ensino.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática; jogos e brincadeiras; Educação Infantil
  • Área Temática
  • Educação matemática
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica