FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES ESSENCIAIS

  • Autor
  • Juliana Gaia Pasiani
  • Co-autores
  • Angela Alves de Jesus , Ingred Gonçalves Brito
  • Resumo
  • A Matemática, em sua construção histórica, tem sido uma das preocupações centrais entre os povos. A Filosofia da Educação Matemática, enseja um pensar mais reflexivo, sistemático e crítico sobre as práticas pedagógicas.Ela constituiu-se, principalmente, ao longo da história da educação ocidental, com a tarefa de manter vivo o movimento de ação reflexiva nas atividades realizadas em Educação Matemática, tanto de pesquisa quanto de ensino em âmbito escolar. Neste estudo, pautado por uma breve revisão de literatura, tivemos como objetivo compreender o papel da Filosofia da Educação Matemática nos contextos pedagógico e sociocultural em que estamos inseridos, considerando sua importância como campo teórico-reflexivo que discute a prática da Matemática (ZORZAN, 2007). A Matemática faz parte do contexto histórico do ser humano, suscitado pela necessidade de novas tecnologias para a própria sobrevivência, bem como para sua evolução como ser social. No âmbito educacional, a Filosofia da Educação Matemática possibilita a aprendizagem a partir de indagações e reflexões para a solução de problemas do cotidiano. Assim, Garnica (1999, p. 63) chama a nossa atenção para a influência da Filosofia da Educação Matemática na ação do professor de “revisitar suas concepções em relação ao ensino/aprendizagem da Matemática, para pensar e analisar o saber sistemático”. A matemática e a ordem de pensamentos estão sempre relacionadas, ou seja, pode-se dizer que a Matemática, geralmente, mostra a ordem na natureza. Ordem esta, necessária e indispensável para o desenvolvimento de qualquer processo cognitivo. Conclui-se que a função da Filosofia da Educação Matemática é desafiar, criticar e pesquisar as afirmações da prática, da política e da pesquisa em Educação Matemática.

     

    Referências

     

    GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. Filosofia da Educação Matemática: algumas ressignificações e uma proposta de pesquisa. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

     

    ZORZAN, Adriana Salete Loss. Ensino-aprendizagem: algumas tendências na Educação Matemática (Teaching-learning: some trends inmathematical education). Revista Ciências Humanas, v.8 n.10 p. 77-93, Jun 2007.

  • Palavras-chave
  • Filosofia da Educação Matemática; Linguagem Matemática; Ação reflexiva.
  • Área Temática
  • Educação matemática
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