O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • Autor
  • Naiara Silva dos Santos
  • Co-autores
  • Iza Catarina Rodrigues Vaz , Bruno Soares Freire
  • Resumo
  •  

    A Tecnologia está presente na vida das pessoas trazendo possibilidades que facilitam a resolução de  problemas, inclusive os matemáticos, por meio da informatização dos  setores da sociedade (ZORZAN, 2007). Realizamos nas aulas de Fundamentos e Metodologia da Matemática I, no curso de Pedagogia do campus Brasília de Minas, uma breve revisão de literatura acerca do tema aqui apresentado, com o objetivo de compreender de que modo o uso de recursos tecnológicos pode potencializar a construção do conhecimento matemático. Na escola, onde o ensino era caracterizado pelo giz, lápis, papel, escrita e oralidade, houve inicialmente, rejeição às tecnologias ao conjecturarem que aconteceria a substituição do professor pelas máquinas e programas que surgiram ao longo dos anos. Ao contrário do que se pensava, as novas tecnologias colaboraram para um melhor entendimento da matemática na escola e, principalmente, no dia a dia, sendo assim uma importante aliada nos processos de ensinar e aprender Matemática. Consoante Borba e Penteado (2001), o ensino da matemática juntamente com a informática, não tem a função de substituir ou complementar os seres humanos, mas sim de contribuir para a organização do pensamento. Para isso a escola deve se abrir a novos ares e investir em recursos tecnológicos que tragam possibilidades para incluir todos os estudantes e professores, de forma inclusiva e inovadora. Portanto, nossas conclusões neste estudo se direcionam à importância dos recursos tecnológicos para que a Matemática não seja somente um corpo de conhecimentos prontos e meramente transmitidos aos estudantes (D’AMBROSIO, 1989). Ao contrário que seja um instrumento potencializador da construção de conceitos e novas ideias acerca da Matemática, trazendo vantagens e curiosidades a respeito do uso da tecnologia nessa disciplina e vice-versa, além de  estimular a realização de  aulas  produtivas, investigativas, para além dos métodos convencionais,  trazendo assim ampla compreensão e novas soluções  de problemas.

     

    Referências

    BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy: Informática e educação matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

    D’AMBROSIO, Beatriz S. Temas e Debates. Ano II, n. 2, 1989.

     

    ZORZAN, Adriana Salete Loss. Ensino-aprendizagem: algumas tendências na Educação Matemática (Teaching-learning: some trends inmathematical education). Revista Ciências Humanas, v.8 n.10 p. 77-93, Jun 2007.

     

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologia, Inovador, Metodologia, Possibilidades.
  • Área Temática
  • Educação matemática
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica