RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

  • Autor
  • Luíza Martins de Oliva Santos
  • Co-autores
  • Camila Sousa Santos , Suellen Neves de Aquino
  • Resumo
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

    A ideia de aprender Matemática utilizando a resolução de problemas, se deu após a necessidade de rever a forma de aprendizagem por meio da repetição e memorização dos conteúdos. Essa tendência atual para a construção do conhecimento matemático apresenta as situações problema como elementos essenciais de problematização dos conceitos matemáticos. Nesse trabalho que apresentamos aqui, pautado por uma breve revisão de literatura, tivemos como objetivo discutir a importância da resolução de problemas como metodologia capaz de estimular os estudantes para a ampliação das habilidades de levantar hipóteses, elaborar estratégias de resolução e raciocinar logicamente para o desenvolvimento cognitivo. Conforme Zorzan (2007), entre os anos de 1896 e 1904, Dewey já cogitava a ideia de usar problemas para compreensão da matemática, e depois dele outros pesquisadores também utilizaram essa linha de pensamento. No entanto, apenas no início da década de 1970 que esse pensamento tomou uma proporção maior, em nível mundial, alcançando um  caráter curricular. Entretanto, no Brasil, os estudos acerca dessa tendência metodológica começaram por volta da segunda metade da década de 1980. A tentativa de aprender a Matemática por meio da resolução de problemas se deu a partir da necessidade de ofertar um ensino de qualidade e fácil compreensão. A partir disso também foi possível fazer uma ligação entre os problemas matemáticos escolares com os problemas do nosso cotidiano, havendo uma possibilidade de aprender o conteúdo por meio de conhecimentos práticos. Concluímos que os processos de ensino e aprendizagem da Matemática pautados na resolução de problemas têm a possibilidade de ofertar autonomia para que o educando crie e resolva problemas, pense, elabore, pesquise e indague, bem como os aplique no seu cotidiano de forma a articular a teoria com a prática.

     

    Referência


    ZORZAN, Adriana Salete Loss. Ensino-aprendizagem: algumas tendências na Educação Matemática (Teaching-learning: some trends inmathematical education). Revista Ciências Humanas, v.8 n.10 p. 77-93, Jun 2007.

  • Palavras-chave
  • Resolução de Problemas, Aprendizagem, Matemática, Cotidiano.
  • Área Temática
  • Educação matemática
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica