O presente estudo se insere no campo da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e tem por objetivo, analisar o currículo a partir de sua constituição oficial, bem como sua operacionalização pelo docente que atua no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova (CEMTV) no município de Bom Jesus da Lapa/Ba. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso por ser um procedimento metodológico que possibilita importantes olhares para as diferentes questões que envolvem o cotidiano educacional. Essa abordagem, por sua inclinação qualitativa, permite a investigação e reflexão sobre o contexto, fazendo uso das reflexões de teóricos que discutem aspectos históricos, princípios filosóficos e metodológicos do currículo, da Educação Profissional e do Novo Ensino Médio. A coleta de dados será realizada por meio da análise de documentos oficiais da escola, além de entrevista semiestruturada com os docentes que atuam nessa modalidade de ensino, e tem como objetivo, apreender as concepções sobre o currículo integrado do Ensino Médio com a Educação Profissional, assim como analisar a percepção e operacionalização do currículo integrado pelo docente que atua nos cursos técnicos, e por fim, refletir os entraves e possibilidades de integração do currículo integrado com o novo ensino médio.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica