PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) UNIMONTES: ANÁLISE SOBRE A POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE

  • Autor
  • Gabriel Fernandes Dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes gabriel.fernandessantos6@gmail.com
  • Co-autores
  • Maria Júlia Ferreira Amaral Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes , Victoria Moreira Alves Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes
  • Resumo
  • PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI)  UNIMONTES:  ANÁLISE SOBRE A POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE.

     Gabriel Fernandes Dos Santos  

    Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes  

    gabriel.fernandessantos6@gmail.com   

    Maria Júlia Ferreira Amaral  

    Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes  

    mjuliaferreiraamaral@gmail.com  

    Victoria Moreira Alves  

    Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes  

    vmalvz12@gmail.com   

    Palavras-chave: Educação Superior, Política de Acessibilidade, Educação Especial, Educação Inclusiva.

    Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma pesquisa documental como requisito da disciplina Fundamentos da Educação Especial/Inclusiva em relação ao PDI. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/2017-2021) da Universidade Estadual de Montes  Claros -UNIMONTES, constitui-se em um importante marco em sua trajetória, pois nele se estruturam  as diretrizes gerais que, uma vez adotadas, viabilizarão a consecução dos objetivos estratégicos e lhe  permitirão trilhar novos caminhos. Este é, sem dúvida, mais um passo à consolidação do seu processo  de desenvolvimento.

    Para efetivação da Política de Educação Inclusiva no sistema educacional inclusivo, em todos os níveis e modalidades, desde a educação básica à  educação superior, a transversalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que  promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos.

    Sendo assim foram  traçados eixos e metas que visassem a acessibilidade perante ao documento Brasil (2008) e reforçado  na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13146/15). 

    Os eixos e metas previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional tem como prioridade assegurar  as necessidades prioritárias de acessibilidade, visando a permanência dos alunos, infraestrutura acessível, adaptações pedagógicas, curriculares também é citado como um dos eixos a implementação  de cursos e pesquisas em acessibilidade.

    O PDI 2017-2021, refere em vários âmbitos a acessibilidade e propõe métodos que ainda devem ser  constituídos. Visto que o documento vigente no período de 2017 a 2021 pretendia melhorias no campo para a  acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência ao decorrer do período se torna  compreensível que as metas propostas em cada eixo deveriam ser acatadas e assim no novo PDI novas  propostas fossem abordadas, sendo assim será observado o novo Plano em comparação ao que  antecipou- se.

    No PDI atual o espaço para questões sobre acessibilidade é menor  em comparação ao anterior, em contrapartida reforça a preocupação constante da Universidade,  buscando fornecer às pessoas com deficiência, limitações ou alguma mobilidade reduzida, a utilização  com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços públicos ou coletivos, e garantindo o  acesso ao conhecimento. Ao analisar os objetivos propostos pela Universidade, o 2° Edital do PDI, o período  disposto entre 2022 e 2026 está incluso: O objetivo 5 que consolida a Educação Inclusiva fortalecendo a acessibilidade física, pedagógica e  comunicacional/tecnológica. 

    Percebemos que algumas metas permaneceram entre os dois planos, como as adaptações pedagógicas que visem estratégias para amparar as questões gerais e específicas de cada aluno. Como destacado anteriormente, no PDI de 2017-2021 é avaliado  pelo NUSI e por outros projetos principais pontos que necessitam de implementações ou melhorias,  já no plano vigente é visto um avanço significativo na execução de uma política institucional de  acessibilidade e de um modelo de gestão capaz de contemplar a realidade dessa demanda na  Universidade, atentando-se a acessibilidade na WEB e nos acervos da biblioteca; ampliando a  contratação do quadro de professores de apoio tais como: intérpretes/tradutores, professores de  apoio pedagógico, dentre outros, para garantir a permanência dos estudantes com necessidades  educacionais especiais. Importa observar que esse atendimento não se dá de forma compulsória, mas  sim através da demanda apresentada por meio dos fluxos e protocolos institucionais estabelecidos. O  Censo de 2020 registra 157 acadêmicos matriculados com registros de PCDs. Além dessas ações, desde 2017, também se atentando às prerrogativas previstas no PDI anterior,  incrementou o acompanhamento pedagógico aos alunos demandantes que se utilizam do NUSI,  oferecendo serviços de tecnologias assistivas, dentre outros equipamentos e serviços de acessibilidade referente às tecnologias assistivas. O NUSI tem se aprimorado ainda, o registro do cadastro dos discentes de graduação com deficiência e realizado  Cursos de Libras, Braille e Sorobã, para docentes, discentes e servidores da instituição. 

    A Universidade Estadual de Montes  Claros teve os principais pontos a serem retificados identificados nos últimos cinco anos por meio de  atividades e pesquisas do NUSI e outros projetos de pesquisa e ensino, atinentes ao cumprimento dos  requisitos legais de acessibilidade e suas finalidades e princípios estatutários, são: ausência de uma  política institucional de acessibilidade e de um modelo de gestão capaz de contemplar a realidade de  uma Universidade e seus campi; pouca democratização no processo seletivo, acessibilidade na WEB e  nas bibliotecas; existência de barreiras arquitetônicas; insuficiência de quadro de pessoal para atender  as demandas, tais como: intérpretes/ tradutores, professores de apoio pedagógico, entre outros para  garantir a permanência dos ingressos pelo sistema de cotas com qualidade.

     

    Referências 

    UNIMONTES, Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI UNIMONTES. 

    ____________,Resolução  CONSU/UNIMONTES No. 006, PDI, Montes Claros, ano 2017, v. 1, n. 1, ed. 1, p. 82-92,  2017-2021

    ____________,Resolução  CONSU/UNIMONTES No. 006: PDI, Montes Claros, ano 2022, v. 2, n. 1, ed. 2, p. 81-121,  2022-202


     

  • Palavras-chave
  • Educação Superior, Política de Acessibilidade, Educação Especial, Educação Inclusiva
  • Área Temática
  • Educação inclusiva.
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