POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE: ANÁLISE DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) UNIMONTES

  • Autor
  • Alice de Oliveira Ferreira
  • Co-autores
  • Joyce Alves Miranda , Ingrid Raissa Pereira de Jesus
  • Resumo
  •  

    POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE: ANÁLISE DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) UNIMONTES

     

    Alice de Oliveira Ferreira

    Universidade Estadual de Montes Claros

    Alicempm5@gmail.com

     

    Ingrid Raissa Pereira de Jesus

    Universidade Estadual de Montes Claros

    ingridra18@gmail.com

     

    Joyce Alves Miranda

    Universidade Estadual de Montes Claros

    joycealves948@gmail.com

     

    Palavras - chave: acessibilidade; educação superior; educação especial inclusiva, política de acessibilidade.

     

    Este estudo baseou-se na análise referente às duas edições do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da UNIMONTES dos anos de 2017-2021 e 2022-2026 observando a políticas de acessibilidade da universidade e teve como objetivo geral analisar os principais pontos, sobre os avanços, retrocessos, metas e objetivos constantes no documento. No que tange ao PDI 2022-2026, a universidade aderiu ao sistema de cotas, em que 70% das vagas são destinadas ao sistema de reserva, distribuídas da seguinte forma: 25% pelo SISU, 20% para afro descendentes, 20% para egressos de escolas públicas com carência comprovada e 5% para estudantes com deficiência ou indígenas. O NUSI (Núcleo da Sociedade Inclusiva) foi criado para garantir a educação superior socialmente inclusiva e compromissada. Também foi criado o Programa de Assistência Estudantil nas Universidades para reforçar a política de cotas. No PDI 2022-2026, o texto defende a necessidade de investimentos constantes na infra-estrutura para garantir a acessibilidade física, pedagógica e tecnológica. A universidade promoveu a contratação de professores de apoio, destinados à educação especial. Outrossim, o documento traz a importância de implementar ações de adaptações pedagógicas e avaliativas que considerem as singularidades das pessoas com deficiência. O PDI também ressalta que são necessárias medidas que atualizem a oferta de cursos e fortaleçam a graduação e pós-graduação, atinente ao uso de novas tecnologias da comunicação e informação, buscando a excelência e competitividade da Unimontes. Foi possível perceber os esforços da Universidade no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e social. Diante do exposto, podemos refletir o quão importante são as implementações de políticas de acessibilidade que garantem melhor qualidade e acesso a pessoas com necessidades especiais na universidade. O PDI/Unimontes vislumbra oportunidades e define estratégias e ações para a reorientação das organizações administrativas e ensino-educativo e configura-se como uma importante ferramenta de planejamento e gestão nas universidades. A pesquisa em andamento merece maior aprofundamento em relação às ações referentes às adaptações de pequeno e grande porte no âmbito dos campi da Unimontes.

     

    REFERÊNCIA:

    UNIMONTES – MG. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade estadual de montes claros (Unimontes). Gestão 2017-2021 a 2022-2026.

     

  • Palavras-chave
  • acessibilidade; educação superior; educação especial inclusiva, política de acessibilidade.
  • Área Temática
  • Educação inclusiva.
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