POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE: ANÁLISE DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) UNIMONTES
Alice de Oliveira Ferreira
Universidade Estadual de Montes Claros
Alicempm5@gmail.com
Ingrid Raissa Pereira de Jesus
Universidade Estadual de Montes Claros
ingridra18@gmail.com
Joyce Alves Miranda
Universidade Estadual de Montes Claros
joycealves948@gmail.com
Palavras - chave: acessibilidade; educação superior; educação especial inclusiva, política de acessibilidade.
Este estudo baseou-se na análise referente às duas edições do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da UNIMONTES dos anos de 2017-2021 e 2022-2026 observando a políticas de acessibilidade da universidade e teve como objetivo geral analisar os principais pontos, sobre os avanços, retrocessos, metas e objetivos constantes no documento. No que tange ao PDI 2022-2026, a universidade aderiu ao sistema de cotas, em que 70% das vagas são destinadas ao sistema de reserva, distribuídas da seguinte forma: 25% pelo SISU, 20% para afro descendentes, 20% para egressos de escolas públicas com carência comprovada e 5% para estudantes com deficiência ou indígenas. O NUSI (Núcleo da Sociedade Inclusiva) foi criado para garantir a educação superior socialmente inclusiva e compromissada. Também foi criado o Programa de Assistência Estudantil nas Universidades para reforçar a política de cotas. No PDI 2022-2026, o texto defende a necessidade de investimentos constantes na infra-estrutura para garantir a acessibilidade física, pedagógica e tecnológica. A universidade promoveu a contratação de professores de apoio, destinados à educação especial. Outrossim, o documento traz a importância de implementar ações de adaptações pedagógicas e avaliativas que considerem as singularidades das pessoas com deficiência. O PDI também ressalta que são necessárias medidas que atualizem a oferta de cursos e fortaleçam a graduação e pós-graduação, atinente ao uso de novas tecnologias da comunicação e informação, buscando a excelência e competitividade da Unimontes. Foi possível perceber os esforços da Universidade no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e social. Diante do exposto, podemos refletir o quão importante são as implementações de políticas de acessibilidade que garantem melhor qualidade e acesso a pessoas com necessidades especiais na universidade. O PDI/Unimontes vislumbra oportunidades e define estratégias e ações para a reorientação das organizações administrativas e ensino-educativo e configura-se como uma importante ferramenta de planejamento e gestão nas universidades. A pesquisa em andamento merece maior aprofundamento em relação às ações referentes às adaptações de pequeno e grande porte no âmbito dos campi da Unimontes.
REFERÊNCIA:
UNIMONTES – MG. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade estadual de montes claros (Unimontes). Gestão 2017-2021 a 2022-2026.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica