Os saberes e práticas sistêmicas no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente

  • Autor
  • Nathany Gonçalves Santos
  • Co-autores
  • Francely Aparecida dos Santo
  • Resumo
  • Esta pesquisa, que se insere no campo de investigação da Educação Matemática, tem como temática

    e procura responder a seguinte questão:“Quais são os saberes e as práticas sistêmicas que estão

    inseridas no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam

    matematicamente?” O enfoque metodológico é baseado na fenomenologia com abordagem

    qualitativa e a utilização da revisão da literatura e da pesquisa de campo, por meio de entrevistas

    semiestruturadas com seis professores de turmas do primeiro ano de escolarização do Ensino

    Fundamental de três escolas públicas do município de Montes Claros/MG, bem como de

    questionários aplicados a dezessete acadêmicos da Unimontes do 5º ao 8º períodos do Curso de

    Pedagogia e da análise histórico documental do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia

    do ano de 2019. Como resultados, verificamos que são vários os saberes e práticas sistêmicas

    inseridos no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam

    matematicamente.

  • Palavras-chave
  • Educação. Educação Matemática. Pedagogia Sistêmica. Alfabetização Matemática. Formação de Professores.
  • Área Temática
  • Educação matemática
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica