Esta pesquisa, que se insere no campo de investigação da Educação Matemática, tem como temática
e procura responder a seguinte questão:“Quais são os saberes e as práticas sistêmicas que estão
inseridas no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam
matematicamente?” O enfoque metodológico é baseado na fenomenologia com abordagem
qualitativa e a utilização da revisão da literatura e da pesquisa de campo, por meio de entrevistas
semiestruturadas com seis professores de turmas do primeiro ano de escolarização do Ensino
Fundamental de três escolas públicas do município de Montes Claros/MG, bem como de
questionários aplicados a dezessete acadêmicos da Unimontes do 5º ao 8º períodos do Curso de
Pedagogia e da análise histórico documental do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia
do ano de 2019. Como resultados, verificamos que são vários os saberes e práticas sistêmicas
inseridos no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam
matematicamente.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica