ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA SISTÊMICA: SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

  • Autor
  • Nathany Gonçalves Santos
  • Co-autores
  • Francely Aparecida dos Santos
  • Resumo
  • Este trabalho tem por tema principal a Alfabetização Matemática no primeiro ano de escolarização

    dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como problemática, questionamos: Quais são os

    processos sistêmicos encontrados na formação inicial, continuada e nos saberes e práticas dos

    professores que alfabetizam em Matemática? A presente pesquisa tem como objetivos discutir a

    relação do processo sistêmico como instrumento de formação de professores e descrever a

    construção sistêmica que o professores das turmas do primeiro ano de escolarização do Ensino

    Fundamental realizam no processo de Alfabetização Matemática. Como resultado, encontramos três

    concepções diferentes sobre o que é a Matemática: (i) Matemática como um conhecimento

    organizado; (ii) Matemática em um aspecto mais generalista; e (iii) a Matemática como um

    mistério. Concluímos que, apesar de o termo Pedagogia Sistêmica ainda causar estranheza nas

    professoras alfabetizadoras, elas a consideram como uma proposta de postura a ser adotada nas

    aulas de Matemática.

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática. Alfabetização Matemática. Pedagogia Sistêmica. Saberes e Práticas Sistêmicas.
  • Área Temática
  • Educação matemática
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
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Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
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