Este trabalho tem por tema principal a Alfabetização Matemática no primeiro ano de escolarização
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como problemática, questionamos: Quais são os
processos sistêmicos encontrados na formação inicial, continuada e nos saberes e práticas dos
professores que alfabetizam em Matemática? A presente pesquisa tem como objetivos discutir a
relação do processo sistêmico como instrumento de formação de professores e descrever a
construção sistêmica que o professores das turmas do primeiro ano de escolarização do Ensino
Fundamental realizam no processo de Alfabetização Matemática. Como resultado, encontramos três
concepções diferentes sobre o que é a Matemática: (i) Matemática como um conhecimento
organizado; (ii) Matemática em um aspecto mais generalista; e (iii) a Matemática como um
mistério. Concluímos que, apesar de o termo Pedagogia Sistêmica ainda causar estranheza nas
professoras alfabetizadoras, elas a consideram como uma proposta de postura a ser adotada nas
aulas de Matemática.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica