Esta pesquisa, vinculada ao curso de mestrado (PPGE-UNIMONTES), discute a trajetória da educadora Rosa de Oliveira Magalhães, que atuou como professora e desenvolveu projetos de assistência a crianças de baixa renda em Santa Maria da Vitória-BA entre 1935, quando chegou na cidade e 1990, quando faleceu. Problematizar-se-á as motivações da educadora, sua visão de mundo, os desafios sociais e suas conquistas pessoais e na formação dos seus alunos. Considerando a sua atuação, é relevante compreender em que contexto atuou, seus pressupostos teóricos, quais métodos, instrumentos e conceitos nortearam a sua ação social e a sua prática pedagógica. Objetiva-se construir faces da sua história de vida e atuação docente. Para tanto, pretende-se aplicar o conceito de micro-história analisado por Carlo Ginzburg, que pesquisa a reconstituição de histórias de pessoas, apontando a sua relevância social. O levantamento de informações será qualitativo com: estudo bibliográfico, documental, utilizando-se ainda dos recursos da história oral, mediante entrevistas semiestruturadas após à aprovação do Comitê de Ética da instituição. A escolha e seleção dos documentos serão conforme os princípios da “Escola dos Annales”. Serão utilizadas fontes históricas de diversos tipos, escritas, imagéticas, materiais, valendo-se de arquivos institucionais, públicos e privados. Além destas, as fontes orais, por meio das entrevistas, de caráter semiestruturadas, Qual a origem social da educadora em estudo? Quais os fatores foram decisivos para a sua formação? Quais foram os projetos por ela desenvolvidos na cidade de Santa Maria da Vitória? Qual o alcance da sua atuação? Qual a origem e a destinação social dos educandos por ela assistidos? Quais as reflexões podem ser suscitadas pelo conhecimento da sua trajetória pessoal e por sua atuação pedagógica? Estas são perguntas que a pesquisa, em andamento e em fase inicial, pretende apresentar respostas. Pretende-se aprofundar a análise sobre a presença da referida educadora no imaginário social local, regional e no âmbito da denominação cristã, da qual fez parte, a Igreja Presbiteriana do Brasil, que a reconhece como quem deu conta de preparar vários alunos de baixa renda, em um processo educativo que os capacitou para o sucesso na vida.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica