A aquisição da Libras como L1 nas salas de recursos multifuncionais

  • Autor
  • MARIA LEIDIANE RODRIGUES PEREIRA REIS
  • Co-autores
  • Fábia Magali Santos Vieira
  • Resumo
  • A necessidade de comunicação entre as pessoas surge nos primórdios da civilização e é através dela que socializamos e trocamos conhecimentos. Porém para as pessoas surdas essa comunicação não ocorre como as demais por via oral, pois utilizam o sistema visual espacial. Por essa especificidade em sua forma de interagir, muitos são ignorados e deixados a margem e, por consequência, deixam de receber informações e ensinamentos, impactando em seu desenvolvimento social e intelectual. Para o aprendizado e desenvolvimento das pessoas surdas precisa atentar-se a algumas especificidades, pois estes usam o sistema visual e espacial para compreensão, está pesquisadora observou muitos surdos no contexto escolar e parte deles na fase de aquisição de língua, algo que nos fez questionar sobre quais os processos e recursos que tornariam mais eficientes e utilizados nesse contexto. A maioria das escolas públicas contam com espaços denominados salas de recursos multifuncionais e nestes espaços temos uma gama de materiais tecnológicos que podem ser utilizados no processo de ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) a esses alunos, porem muitas vezes inutilizados por situações adversas. Considerando o contexto de ensino aprendizagem de Libras, como (Língua materna) L1, em sala de recursos multifuncionais, discutiremos, quais são as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e como potencializar o seu uso nesse ambiente.  Pretendemos com esse estudo analisar os usos e funções das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensino aprendizagem de Libras, como L1, em salas de recursos multifuncionais. Por isso fundamentaremos nossa pesquisa em vários autores, dentre eles Belloni (2009), que aponta, a importância de reconhecer essas tecnologias e a urgência de se criar mecanismos para sua integração à educação, é também necessário evitar o deslumbramento que leva ao uso irrefletido da tecnologia por si, menos por suas virtudes pedagógicas do que por suas características técnicas. Diante desse contexto, precisamos refletir sobre o uso das tecnologias dentro dos espaços escolares, como essas são apresentadas aos professores e como esses trabalham com seus alunos, pois e de extrema importância a utilização das TDIC nesses espaços evitando assim a sua subutilização. Nesta pesquisa adotaremos como metodologia a revisão bibliográfica, questionário, observação participante e entrevista episódica. A observação participante e a entrevista episódica serão realizadas em escolas estaduais da cidade de Montes Claros que tenham sala de recursos multifuncionais. Diante do contexto apresentado, a pesquisa mostra aspectos antes não observados no campo da educação e poderá apontar caminhos para o desenvolvimento da sociedade como um todo contribuído assim na formação de pesquisadores comprometidos nessa área

  • Palavras-chave
  • Libras, Tecnologias, Sala de Recursos multifuncionais
  • Área Temática
  • Educação e tecnologias
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica