A necessidade de comunicação entre as pessoas surge nos primórdios da civilização e é através dela que socializamos e trocamos conhecimentos. Porém para as pessoas surdas essa comunicação não ocorre como as demais por via oral, pois utilizam o sistema visual espacial. Por essa especificidade em sua forma de interagir, muitos são ignorados e deixados a margem e, por consequência, deixam de receber informações e ensinamentos, impactando em seu desenvolvimento social e intelectual. Para o aprendizado e desenvolvimento das pessoas surdas precisa atentar-se a algumas especificidades, pois estes usam o sistema visual e espacial para compreensão, está pesquisadora observou muitos surdos no contexto escolar e parte deles na fase de aquisição de língua, algo que nos fez questionar sobre quais os processos e recursos que tornariam mais eficientes e utilizados nesse contexto. A maioria das escolas públicas contam com espaços denominados salas de recursos multifuncionais e nestes espaços temos uma gama de materiais tecnológicos que podem ser utilizados no processo de ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) a esses alunos, porem muitas vezes inutilizados por situações adversas. Considerando o contexto de ensino aprendizagem de Libras, como (Língua materna) L1, em sala de recursos multifuncionais, discutiremos, quais são as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e como potencializar o seu uso nesse ambiente. Pretendemos com esse estudo analisar os usos e funções das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensino aprendizagem de Libras, como L1, em salas de recursos multifuncionais. Por isso fundamentaremos nossa pesquisa em vários autores, dentre eles Belloni (2009), que aponta, a importância de reconhecer essas tecnologias e a urgência de se criar mecanismos para sua integração à educação, é também necessário evitar o deslumbramento que leva ao uso irrefletido da tecnologia por si, menos por suas virtudes pedagógicas do que por suas características técnicas. Diante desse contexto, precisamos refletir sobre o uso das tecnologias dentro dos espaços escolares, como essas são apresentadas aos professores e como esses trabalham com seus alunos, pois e de extrema importância a utilização das TDIC nesses espaços evitando assim a sua subutilização. Nesta pesquisa adotaremos como metodologia a revisão bibliográfica, questionário, observação participante e entrevista episódica. A observação participante e a entrevista episódica serão realizadas em escolas estaduais da cidade de Montes Claros que tenham sala de recursos multifuncionais. Diante do contexto apresentado, a pesquisa mostra aspectos antes não observados no campo da educação e poderá apontar caminhos para o desenvolvimento da sociedade como um todo contribuído assim na formação de pesquisadores comprometidos nessa área
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica