A pesquisa tem como objetivo discutir a contribuição da literatura para o desenvolvimento da consciência fonológica através da leitura de obras literárias. A comunicação representa um recorte temático realizado em pesquisa mais ampla desenvolvida no Projeto alfabetização em Rede em que o lócus do estudo é uma escola municipal pública periférica, consideramos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. O projeto alfabetização em rede tem como premissa ampliar o repertório cultural através da literatura. Estudos indicam que há uma correlação positiva entre consciência fonológica e a alfabetização, ao ser trabalhado os sons semelhantes e diferentes no contexto da linguagem e relacioná-los entre si promovendo o reconhecimento, dos sons iniciais e finais, das rimas e aliterações. A proposta é promover possibilidades para que o aluno construa a consciência fonológica como processo paralelo e complementar ao letramento, favorecendo desta forma o processo de alfabetização. É uma pesquisa com abordagem qualitativa tendo em vista a estrutura de uma pesquisa-ação através da intervenção dos pesquisadores que analisam os resultados parciais de sua própria prática. Os principais autores da base teórica são Carvalho (2010), Ferreiro (2002), Freire (1998), Soares (2001) e Vygotsky (1984) dentre outros autores que discutem o letramento, a consciência fonológica e a alfabetização. Os procedimentos metodológicos são revisão de literatura, que abrange discussões sobre a importância da consciência fonológica que pode ser desenvolvida durante a alfabetização, levando em consideração que o objetivo da pesquisa é discutir as relações pertinentes entre letramento, consciência fonológica, e alfabetização. Os dados foram produzidos e analisados a partir de uma concepção ampla de alfabetização, compreendida como processo de apropriação da linguagem escrita por meio da inserção da criança no universo da cultura letrada, ampliando seu repertório cultural. A relevância da pesquisa está na reflexão sobre um dos elementos que favorecem o processo de alfabetização e que pode ser estimulado através do letramento, considerando os desafios enfrentados pela escola pública brasileira após o período da pandemia da COVID-19. Concluímos que a relação entre os sons das palavras e sua ordenação podem ser estimuladas através das leituras literárias, que ampliam o repertório cultural das crianças e, ao mesmo tempo, possibilitam a exploração de jogos sonoros e linguísticos diversos, permitem que os leitores possam brincar com palavras e construir consciência sobre a língua em sua pauta sonora, o que pode ser realizado no processo de alfabetização.
Referências
CARVALHO, Marlene. Guia Prático do Alfabetizador.1ª ed. São Paulo: Ática, 2010.
FERREIRO, Emília. Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever; tradução Cláudia Berliner. – São Paulo 1ª ed Cortez 2002 – (Coleção Questões da Nossa Época, v.95).
FREIRE, Paulo. Professora Sim Tia Não: Cartas a Quem Ousa Ensinar.1ª Ed São Paulo: Olho d’ Água, 1998.
SOARES, Magda, Letramento: um tema em três gêneros. 2ed 3. Reimp, Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
VIGOTSKY, Lev Seminovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica