BREVE ANALISE SOBRE AS POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE DO PDI NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES.

  • Autor
  • Ketlen Aparecida Alves Barbosa
  • Co-autores
  • Maria de Lourdes Brito Silva Ribeiro , Mariane Cristina Moreira Rocha
  • Resumo
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    O presente estudo tem como objetivo analisar a Política de Acessibilidade no âmbito da Unimontes sobre a inclusão dos acadêmicos com deficiência e de todas as minorias sociais presentes nos constantes documentos PDI (2017 á 2021) – (2022 á 2026). O referido estudo, versa sobre a Educação Inclusiva na Universidade refletindo sobre as políticas adotadas com a finalidade vislumbrar avanços a toda a comunidade acadêmica aos conhecimentos construídos na instituição. Conforme o documento analisado a política de acessibilidade na educação superior, justifica-se pela necessidade de disseminar conhecimento acessível á toda a comunidade acadêmica fazendo jus assim á missão da universidade que é promover a inserção e a permanência de todos os acadêmicos. O objetivo da pesquisa é analisar os documentos da universidade e discutir os avanços e os retrocessos da política de Educação Inclusiva na Universidade Estadual de Montes Claros. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) tem como finalidade orientar os setores da universidade em relação ao desenvolvimento institucional. Em analise a primeira versão do documento, referente ao período de 2017 a 2021, apresenta ações como a realização de um diagnóstico da acessibilidade dos espaços físicos da universidade, a adaptação das edificações e equipamentos para garantir a acessibilidade física e tecnológica, oferta de serviços de apoio pedagógico e psicossocial para estudantes com deficiência, formação continuada de professores e técnicos administrativos sobre a temática da inclusão e da acessibilidade, e criação de um Núcleo de Acessibilidade na universidade para coordenar as ações. Já a segunda versão, referente ao período de 2021 a 2026, percebemos que o documento busca envolver as unidades acadêmicas por meio de projetos que contemplem a discussão da temática nos vários cursos e nas licenciaturas em particular, incluindo projetos de extensão que contribuam com a discussão e serviços junto às comunidades regionais. Entendemos que na versão atualizada do PDI, destaca-se a necessidade de estudos e pesquisas que contemplem a perspectiva das pessoas com deficiência nas mais variadas áreas de conhecimento desenvolvidas na universidade, bem como a adequação da infraestrutura para atender às exigências prevista na legislação para a inclusão da educação superior.

     

  • Palavras-chave
  • Política de Acessibilidade, Educação Superior, Educação Inclusiva, Educação Especial.
  • Área Temática
  • Educação inclusiva.
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