ESTUDO DE UM MATERIAL CURRICULAR INTEGRADOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE SUA PROPOSTA DE CURRÍCULO E DE PROJETO

  • Autor
  • Raíssa Caroline de Oliveira Soares
  • Co-autores
  • Gilberto Januario
  • Resumo
  • Trabalhar com materiais curriculares integradores mostra-se um desafio, além de ser uma novidade. O contato com esse novo formato no Estágio Supervisionado — privilegiando a abordagem de projetos integradores com temas de relevância social — dá condições para que o conhecimento profissional docente de licenciandos, para a sua futura prática profissional, seja (re)significado. Esse estudo se orienta pelo objetivo de identificar e discutir recursos dos materiais que induzem o conhecimento profissional docente em Matemática. A pesquisa é documental, considerando a proposta de integração curricular para o trabalho com projetos; a potencialidade da integração de Matemática a conteúdos de outras disciplinas para as aprendizagens dos estudantes e para o alcance das habilidades e objetivos propostos; bem como das dimensões do KCEM, discutindo os recursos que podem induzir o conhecimento profissional docente.

  • Palavras-chave
  • Materiais Curriculares. Integração Curricular. Projetos Integradores.
  • Área Temática
  • Educação matemática
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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