AS INTER-RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO

  • Autor
  • Jaciane Muniz de Aguiar
  • Co-autores
  • Karine Cássia Queiroz Silva
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a relação existente entre Geografia e Literatura na Educação, a fim de discutir como os campos do conhecimento começaram a estabelecer conexão. Nesse viés, este estudo não se pretende, de nenhum modo, aprofundamentos teóricos e embasamentos específicos da Geografia e da Literatura, mas reconhecer e verificar as possibilidades de análises entre a ciência e a arte como reflexões “que tange as barreiras dos saberes e do conhecimento” (UEHBE, 2018, p. 14). Geografia e Literatura apresentam uma relação histórica e epistemológica, uma vez que a partir de 1970, “algumas transformações ocorreram na ciência, buscando inovação e valorização da ação humana e dos processos históricos em sua relação com o espaço” (UEHBE, 2018, p. 25). As relações interdisciplinares entre as áreas configuram-se como vínculo de compreensão social, por meio de expressões existenciais, revelando “um universo fictício, mas próximo do cotidiano da sociedade, ampliando as possibilidades de leitura do mundo” (RODRIGUES, 2019, p. 1017). A geografia dialoga com as artes, como, por exemplo, à pintura, à música, o cinema e à literatura, apresentando reflexões e realidades significativas à ciência geográfica. As pesquisas da ciência geográfica desenvolvidas vêm mostrando as inter-relações “sob diferentes vieses, recortes, campos empíricos, metodologias e instrumentos teóricos” (ANJOS, 2016, p. 235). Tanto a Geografia quanto a Literatura são importantes campos de estudo, que contribuem para o processo ensino-aprendizagem, buscando inserir no ambiente educacional diferentes linguagens, comunicações e informações. A nossa investigação consiste na pesquisa de cunho bibliográfico crítico-teórico, dedutivo e analítico. Utiliza-se para discussões autores, como Aline de Lima Rodrigues (2019), Lais Nascimento Uehbe (2018), Maristela Maria de Moraes e Helena Copetti Callai (2012), Melissa Anjos (2016), dentre outros. Nessa perspectiva, a proposta deste trabalho se limitou a compreender as inter-relações entre ciência (Geografia) e arte (Literatura).     

     

  • Palavras-chave
  • Geografia, Literatura, Educação.
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica