O DISCURSO DO PNAES E A GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LENTE FOUCAULTIANA

  • Autor
  • Nidia Gizelli de Oliveira Fernandes
  • Resumo
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    Este projeto de pesquisa objetiva problematizar o discurso contemporâneo do PNAES a partir de ferramentas foucaultianas. Sendo um projeto de pesquisa que visa consolidar uma tese no formato multipaper, tem como objetivos específicos: proceder à análise documental do PNAES a partir da lente da governamentalidade neoliberal; conhecer o que dizem as pesquisas sobre o PNAES de modo a configurar o Estado do Conhecimento/Estado da Arte; mostrar as tensões e embates subjetivos que emergem nas falas dos profissionais acerca da sua atuação enquanto assistentes sociais no referido programa no momento contemporâneo nas IFES. Para tanto, parte da problematização acerca dos impactos do neoliberalismo sobre o PNAES, gerando os seguintes questionamentos: em que medida o PNAES se aproxima da governamentalidade neoliberal? Quais tensões aparecem nos dizeres dos participantes em relação às suas atuações como assistentes sociais no momento contemporâneo que é apreendido como neoliberalismo? Quais formas de subjetividades aparecem nos dizeres dos sujeitos? A pesquisa a ser realizada é de cunho qualitativo, documental e bibliográfico ao passo que serão analisados documentos referentes a tal programa, assim como será realizado o estado da arte. Configura-se a pesquisa de campo já que serão procedidas entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais de universidade(s) federal(is). A análise do discurso será a ferramenta foucaultiana utilizada para analisar os documentos, assim como as entrevistas realizadas com os assistentes sociais das universidades federais que autorizarem a realização da pesquisa em seu espaço. Outras ferramentas foucaultianas também subsidiarão a pesquisa, a saber: biopolítica e governamentalidade.  Considerando o exposto, afirma-se que a pesquisa aqui proposta se situa no campo de interlocução entre sociedade e educação, alocando a discussão entre esses temas no âmbito de análise e interrelação com as análises acerca do mundo contemporâneo lançando mão das lentes foucaultianas. Dessa forma, é importante considerar que a universidade pública, espaço em que se encontra/oferta o PNAES, pode ser apreendida como um dos espaços de construção e consolidação da cidadania e nesse ambiente o Estado, seu mantenedor, deve atuar de forma a efetivar tal pressuposto. Esta pesquisa é relevante porque lança mão das ferramentas foucaultianas ao proceder tal estudo e análise, considerando que as pesquisas verificadas ao se proceder o levantamento dos estudos na área mostram que a base epistemológica usada para quase a totalidade deles é o materialismo histórico. No âmbito social é importante, pois possibilitará explicitar se houve ou há impactos causados pela lógica neoliberal nesse programa que visa assistir estudantes de graduação de instituições federais. Este projeto de pesquisa se insere na linha de pesquisa: “Educação, Sociedade e Processos Formativos” do Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade São Francisco e faz parte do grupo de pesquisa “Estudos Foucaultianos e Educação” e será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa.

     

  • Palavras-chave
  • Programa Nacional de Assistência Estudantil; neoliberalismo; análise do discurso, biopolítica; governamentalidade.
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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