A CONSTRUÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA ETFSE-IFS (1997 A 2009): UM DOCUMENTÁRIO SOB A PERSPECTIVA DOS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO

  • Autor
  • MARLEIDE DE GÓIS PAULA
  • Co-autores
  • Prof. Dr. Marco Arlindo Amorim Melo Nery
  • Resumo
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    Há muitas dimensões a serem discutidas para pensar a educação, comprometida com a norma e a ação. Neste contexto, foi pensado, refletido e nasceu o projeto de pesquisa, hoje a presente dissertação. Com o olhar para a educação física, no âmbito da Escola Técnica Federal de Sergipe (ETFSE) ao Instituto Federal de Sergipe (IFS) - (1997-2009), como componente curricular obrigatório, da norma à forma, a materialização no transcurso do tempo das políticas educacionais. O processo de construção curricular da Educação Física (EDF), com a edição da LDBEN 9394/96 e a forma como esta se materializou no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica com os decretos 2208/1997 e o 5154/2004. Estudo e análise na travessia de mudanças sociais, com embates sobre políticas para o ensino médio técnico, na EPT. Em seções, com os objetivo específicos: 1-Perceber as mudanças na organização curricular referentes a disciplina EDF após a edição da LDBEN 9394/96; 2-Debater as mudanças do componente curricular EDF através da fala de seus atores sociais: Servidores: (Dois docentes (gestores), três docentes da área de educação física (aposentados e da ativa), dois técnicos em educação (pedagogos e ou TAEs), dois técnicos administrativos em educação (Coordenadoria Saúde Escolar-COSE; e Discentes (três egressos), entre os anos de 1997 e 2009; 3-Compreender como se deu a inserção da EDF no currículo do ensino médio integrado; 4-Elaborar um produto educacional(PE) sobre o tema pesquisado, no formato de documentário, sob a Perspectiva dos Atores Sociais da Instituição. Baseado nas legislações e normas que norteiam a educação nacional, O resgate histórico da EF escolar com suas tendências e abordagens pedagógicas, no Brasil. Com total distanciamento dos demais componentes do currículo escolar (FENSTERSEIFER, 2015). Esse distanciamento é ainda mais evidente se considerarmos a Educação Profissional (SILVA; FRAGA, 2014). Fundamentadas na matriz histórico-cultural, as teorias críticas questionam o caráter alienante da EF na escola, buscando a superação das desigualdades sociais e enfatizam os níveis histórico, social e político que configuram as práticas corporais (SOARES et al., 1992; KUNZ, 1994; DAOLIO, 1994; BRACHT, 1992; 1997).  A metodologia na construção da pesquisa planejada intencionalmente para guiar quanto aos objetivos se adequou ao tipo exploratória, de abordagem qualitativa com delineamento bibliográfico, e documental. Utilizou a base de dados da instituição. O (PE), no formato de documentário, construído e elaborado de forma colaborativa. Quanto à operacionalização da proposta por etapas, com uso de fontes orais. Espera-se que esta, traga uma contribuição acadêmica e científica e que se perceba que o presente ao passar pela atenção se faz pretérito, e o passado pode se tornar presente como memória, institucional e do componente curricular Educação Física. Com o propósito de que o IFS enquanto instituição escolar de ensino profissional e tecnológico.

     

  • Palavras-chave
  • 1. Componente curricular; 2. Educação Física; 3.Técnico Integrado.
  • Área Temática
  • Educação e tecnologias
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