CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL NAS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Carlos Daniel Nunes de Almeida Belém.
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
E-mail: carlosdnunes33@gmail.com
Amanda Cardoso Barbosa e Silveira
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
E-mail: amanda.barbosa@unimontes.br
Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
E-mail: viviane.gandra1@hotmail.com
Palavras-chave: Serviço Social; Políticas Públicas Educacionais; Questões Sociais.
Justificativa e problema da pesquisa: O Serviço Social nas Políticas Públicas Educacionais tem importantes contribuições, sendo algumas delas: auxiliar no vínculo entre a família, escola e comunidade, de forma que a insira no processo educativo através da ampliação da visão social dos indivíduos envolvidos com a educação. Dessa forma, em que medida o assistente social simplifica o acesso aos direitos da comunidade escolar? Objetivo da Pesquisa: Refletir sobre as contribuições prestadas pelo Serviço Social às redes públicas de educação básica, diante das expressões da questão social vivenciada pela comunidade escolar. Referencial teórico que fundamenta a pesquisa: Trata-se de uma revisão de literatura, fundamentada em Andrade, Carvalho e Rocha (2017), Ferreira e Santos (2014), e Brandão (1989). De acordo com Andrade, Carvalho e Rocha (2017), a atuação do profissional do Serviço Social no ambiente escolar não acontece de forma isolada, de modo semelhante às outras políticas, o próprio profissional de Serviço Social utiliza-se de uma rede de serviços e programas nos quais sua atuação profissional é identificada. Para Ferreira e Santos (2014), os pontos que precisam ser tratados através das políticas públicas, entre outros, são: a qualidade na educação, problemas de fome, drogas e a própria violência que vem se estabelecendo nas escolas brasileiras. Segundo Brandão (1989), a educação é considerada uma causa de mudança, sendo um dos importantes instrumentos para se intervir na realidade social. Resultados parciais: O Serviço Social tem trazido contribuições importantes às políticas públicas educacionais que visam redução da evasão e favoreçam a permanência escolar dos alunos, permitindo melhorias na qualidade educacional, ou seja, no enfrentamento da questão social presente no âmbito escolar. Mas, ainda é necessário avanços na área da educação e investimentos públicos que permitam melhorias e mudanças na realidade escolar.
Referências:
ANDRADE, Alzair Augusto de Almeida de. CARVALHO, Roseane Albuquerque Araújo de. ROCHA, Islania Lima da. A DEMANDA PELO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA/O ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. Florianópolis, 2017. Anais. In: II Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais. Florianópolis, 2017. Disponível em: ?https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/180119/101_00448.pdf?sequence=1&isAllowed=y#:~:text=Caber%C3%A1%20ao%20assistente%20social%20criar,sujeitos%20envolvidos%20no%20cotidiano%20escolar?. Acesso em: 4 abril. 2023.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O QUE É EDUCAÇÃO. 25ª. edição. Editora Brasiliense: São Paulo, 1989.
FERREIRA, Cleia Simone. SANTOS, Everton Neves dos. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: APONTAMENTOS SOBRE O DIREITO SOCIAL DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. In: Revista LABOR, v. 1, n. 11, p. 143-155, 16 mar. 2017. Disponível em:?http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6627/4851?. Acesso em: 4 abril. 2023.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica