Este projeto de pesquisa investiga as dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, à luz dos contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um produto educacional intitulado Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: Uma abordagem didática no Ensino Médio Integrado, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do Ensino Médio Integrado. A pesquisa será desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o trabalho dos docentes do Ensino Médio Integrado, reconhecendo que a matemática é uma disciplina muito importante, não apenas para a grade curricular e sim para vida, atravessam os processos de aprendizagem e da escola que recebe esses alunos, com as dificuldades ora existentes. Para isso, analisaremos como se apresentam as questões relacionadas à disciplina no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano escolar na perspectiva do materialismo-histórico de (1993). A presente pesquisa é de caráter quali-quantitativa baseada nos princípios da pesquisa participante (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011). As etapas da pesquisa e instrumentos respectivos são os que seguem: i) fase diagnóstica: aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com docentes e estudantes; ii) construção do produto educacional: estudo bibliográfico, coleta de relatos orais de docentes e estudantes e rodas de conversa, a partir dos quais serão produzidos cursos sobre o tratamento das dificuldades encontradas na aprendizagem no cotidiano do Ensino Médio Integrado, direcionados a docentes e alunos; iii) implementação do Programa: Lecionando o curso formativo com docentes e alunos; iv) fase de avaliação: uso de questionários e entrevistas semiestruturadas. O locus da pesquisa será o Campus Rio Largo, e os participantes da pesquisa serão docentes do Ensino Médio Integrado de Informática e estudantes das duas turmas ingressantes em 2023 e a coordenação pedagógica e do curso de informática. Almeja-se, com os resultados da investigação, contribuir para uma formação omnilateral (RAMOS, 2008; FRIGOTTO, 2012; MOURA 2013; CIAVATTA, 2014) que, considerando os contextos sociais de origem dos estudantes, e o papel da matemática e como sanar essas dificuldades no processo de aprendizagem, integre as dimensões do trabalho, da ciência e da cultural, conseguindo alcançar o máximo de pessoas e assim contribuindo para essa formação atualizada.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica