A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PROGRAMA SUPORTE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICO.

  • Autor
  • JOSIVALDO DA SILVA
  • Co-autores
  • EDEL ALEXANDRE SILVA PONTES
  • Resumo
  • Este projeto de pesquisa investiga as dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, à luz dos contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um produto educacional intitulado Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: Uma abordagem didática no Ensino Médio Integrado, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do Ensino Médio Integrado. A pesquisa será desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o trabalho dos docentes do Ensino Médio Integrado, reconhecendo que a matemática é uma disciplina muito importante, não apenas para a grade curricular e sim para vida, atravessam os processos de aprendizagem e da escola que recebe esses alunos, com as dificuldades ora existentes. Para isso, analisaremos como se apresentam as questões relacionadas à disciplina no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano escolar na perspectiva do materialismo-histórico de (1993). A presente pesquisa é de caráter quali-quantitativa baseada nos princípios da pesquisa participante (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011). As etapas da pesquisa e instrumentos respectivos são os que seguem: i) fase diagnóstica: aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com docentes e estudantes; ii) construção do produto educacional: estudo bibliográfico, coleta de relatos orais de docentes e estudantes e rodas de conversa, a partir dos quais serão produzidos cursos sobre o tratamento das dificuldades encontradas na aprendizagem no cotidiano do Ensino Médio Integrado, direcionados a docentes e alunos; iii) implementação do Programa: Lecionando o curso formativo com docentes e alunos; iv) fase de avaliação: uso de questionários e entrevistas semiestruturadas. O locus da pesquisa será o Campus Rio Largo, e os participantes da pesquisa serão docentes do Ensino Médio Integrado de Informática e estudantes das duas turmas ingressantes em 2023 e a coordenação pedagógica e do curso de informática. Almeja-se, com os resultados da investigação, contribuir para uma formação omnilateral (RAMOS, 2008; FRIGOTTO, 2012; MOURA 2013; CIAVATTA, 2014) que, considerando os contextos sociais de origem dos estudantes, e o papel da matemática e como sanar essas dificuldades no processo de aprendizagem, integre as dimensões do trabalho, da ciência e da cultural, conseguindo alcançar o máximo de pessoas e assim contribuindo para essa formação atualizada.

  • Palavras-chave
  • matemática, EPT, curso, ensino médio integrado.
  • Área Temática
  • Educação matemática
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