Este resumo apresenta alguns apontamentos relacionados à pesquisa de mestrado que estou realizando, em que considero os processos educativos e a educação em terreiro e, faço isso, inspirado, também, na possibilidade aberta pelo entendimento de ensinagens de terreiro (RUFINO, 2019; FERREIRA, 2021; MACHADO, 2013). Essa possibilidade destaca o caráter mutável e dialógico da educação, em que a educação “é um fenômeno plural, inacabado e dialógico” (RUFINO, 2019, p. 263), em que as ensinagens de terreiro configuram o “aprendente” como sujeito do seu percurso (FERREIRA, 2021), e não como um depósito de conteúdos, como já denunciava Paulo Freire. A ensinagens de terreiro considera a “promoção da autonomia do indivíduo [...] integra todas as partes do processo de experiência diante do conhecimento, não permitindo que o/a estudante conheça apenas uma perspectiva das coisas” (FERREIRA, 2021, p. 45), e assim pensar as ensinagens é compreender o sujeito enquanto aquele que possui um caminho, uma sina (MACHADO, 2013). Desse modo, pensar as ensinagens enquanto alternativa educacional amparado naqueles que compreendem a educação para além do formalismo é entender o sujeito, sua história, suas ações no mundo e seus objetivos, e a partir disso pensar a educação “com” e não “para” os sujeitos aprendentes que acessam os espaços educacionais. Faz parte, ainda, da minha pesquisa de mestrado, a observação dos processos educativos em um terreiro de Candomblé de Angola no Norte de Minas Gerais, bem como uma escrita do processo de construção desse terreiro.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica