UM OLHAR SOBRE A ENSINAGEM DE TERREIRO COMO ALTERNATIVA EDUCACIONAL

  • Autor
  • Welington Coimbra Ferreira
  • Co-autores
  • Heiberle Horácio
  • Resumo
  •  

    Este resumo apresenta alguns apontamentos relacionados à pesquisa de mestrado que estou realizando, em que considero os processos educativos e a educação em terreiro e, faço isso, inspirado, também, na possibilidade aberta pelo entendimento de ensinagens de terreiro (RUFINO, 2019; FERREIRA, 2021; MACHADO, 2013). Essa possibilidade destaca o caráter mutável e dialógico da educação, em que a educação “é um fenômeno plural, inacabado e dialógico” (RUFINO, 2019, p. 263), em que as ensinagens de terreiro configuram o “aprendente” como sujeito do seu percurso (FERREIRA, 2021), e não como um depósito de conteúdos, como já denunciava Paulo Freire. A ensinagens de terreiro considera a “promoção da autonomia do indivíduo [...] integra todas as partes do processo de experiência diante do conhecimento, não permitindo que o/a estudante conheça apenas uma perspectiva das coisas” (FERREIRA, 2021, p. 45), e assim pensar as ensinagens é compreender o sujeito enquanto aquele que possui um caminho, uma sina (MACHADO, 2013). Desse modo, pensar as ensinagens enquanto alternativa educacional amparado naqueles que compreendem a educação para além do formalismo é entender o sujeito, sua história, suas ações no mundo e seus objetivos, e a partir disso pensar a educação “com” e não “para” os sujeitos aprendentes que acessam os espaços educacionais. Faz parte, ainda, da minha pesquisa de mestrado, a observação dos processos educativos em um terreiro de Candomblé de Angola no Norte de Minas Gerais, bem como uma escrita do processo de construção desse terreiro.

  • Palavras-chave
  • Educação; Ensinagens de Terreiro; Alternativa Educacional
  • Área Temática
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
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