MATERIAL CURRICULAR INTEGRADOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE DE SUA PROPOSTA DE CURRÍCULO E DE PROJETO

  • Autor
  • Jackelany de Souza França Durães Machado
  • Co-autores
  • Gilberto Januario
  • Resumo
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    O trabalho é recorte de uma pesquisa maior, a qual orienta-se pelo objetivo de analisar a proposta de integração e de trabalho com projetos em um material curricular da área de Ciências da Natureza, avaliado e aprovado na edição de 2021 do PNLD. Trata-se de uma pesquisa documental em que se analisa o Manual do Professor de um material proposto para o Ensino Médio, caracterizado como Projeto Integrador. Ao tomar como referência as teorizações sobre integração curricular e projetos, foi feita a análise dos textos de orientação na parte introdutória do material, dos seis projetos que o compõem e dos textos de orientação para seu desenvolvimento. Como principal resultado, há ausência de abordagem do conceito de integração curricular, o que contribui para interpretação equivocada sobre a proposta de organização dos conteúdos, uma vez que se faz menções a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; bem como pode ocasionar práticas com o material que contraria a proposta de ensino baseada na integração do conhecimento.

     

  • Palavras-chave
  • Materiais Curriculares. Integração Curricular. Projetos Integradores.
  • Área Temática
  • Educação matemática
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
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  • Educação inclusiva.
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  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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