O trabalho é recorte de uma pesquisa maior, a qual orienta-se pelo objetivo de analisar a proposta de integração e de trabalho com projetos em um material curricular da área de Ciências da Natureza, avaliado e aprovado na edição de 2021 do PNLD. Trata-se de uma pesquisa documental em que se analisa o Manual do Professor de um material proposto para o Ensino Médio, caracterizado como Projeto Integrador. Ao tomar como referência as teorizações sobre integração curricular e projetos, foi feita a análise dos textos de orientação na parte introdutória do material, dos seis projetos que o compõem e dos textos de orientação para seu desenvolvimento. Como principal resultado, há ausência de abordagem do conceito de integração curricular, o que contribui para interpretação equivocada sobre a proposta de organização dos conteúdos, uma vez que se faz menções a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; bem como pode ocasionar práticas com o material que contraria a proposta de ensino baseada na integração do conhecimento.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica