FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATENDER DEMANDAS ATUAIS: EMOÇÕES NA ESCOLA.

  • Autor
  • Karoline de Oliveira Castro
  • Co-autores
  • Adalgisa Cristina Marques Boni
  • Resumo
  •  

    Resumo

    As emoções estão presentes no ambiente escolar e o docente precisa aprender a lidar com as mais diferentes situações em sala de aula. Este estudo constitui-se em investigar como os professores do Ensino Fundamental trabalham as questões emocionais e os sentimentos presentes em sala de aula e verificar se a formação inicial e continuada do professor consegue prepará-lo para lidar com os aspectos emocionais, presentes no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi de campo, com análise descritiva e qualitativa, concluindo que a formação continuada é necessária para que haja adequação do trabalho docente, conforme as necessidades da sociedade, principalmente com relação às emoções.

     

  • Palavras-chave
  • Afetividade. Ensino Fundamental. Pedagogia.
  • Área Temática
  • Formação de professores.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica