HISTÓRIA DO COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS: DA INSTALAÇÃO DA UNIDADE DE MONTES CLAROS À IMPLANTAÇÃO DA REDE TIRADENTES (1964-2017)

  • Autor
  • Ana Paula Maia Costa Durães
  • Co-autores
  • José Normando Gonçalves Meira
  • Resumo
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    HISTÓRIA DO COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS: DA INSTALAÇÃO DA UNIDADE DE MONTES CLAROS À IMPLANTAÇÃO DA REDE TIRADENTES (1964-2017).

     

    Ana Paula Maia Costa Durães

    Mestranda – PPGE Unimontes

    apmayac@gmail.com

    José Normando Gonçalves Meira

    Orientador – PPGE Unimontes

    jose.meira@unimontes.br

     

    Palavras-chave: História da educação brasileira, Instituições Escolares, Colégio Tiradentes.

     

    Resumo Simples

     

    O estudo da história da educação brasileira e das instituições escolares é imprescindível para compreender a trajetória do ensino no país e suas implicações nas esferas sociais, políticas e culturais. Ademais, o estudo das instituições escolares pode fornecer informações valiosas sobre as práticas pedagógicas adotadas em diferentes contextos, bem como sobre as mudanças e continuidades no sistema educacional brasileiro. Sendo assim, este estudo busca compreender o processo de formação histórico e institucional do Colégio Tiradentes em Montes Claros, Minas Gerais, e as mudanças ocorridas com a implementação da Rede Tiradentes em 2017. A pesquisa tem como objetivo analisar os contextos socioeconômico, político e institucional que levaram em 1964 à criação de uma unidade do Colégio Tiradentes da Polícia Militar na cidade de Montes Claros/Minas Gerais, identificar as práticas pedagógicas adotadas no Colégio desde sua fundação até a implantação da Rede Tiradentes e entender as rupturas e permanências advindas da implementação desta rede em 2017. A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema proposto por meio de uma abordagem qualitativa fenomenológica de natureza exploratória. A coleta será feita em arquivos institucionais e privados para a busca de fontes de diversos tipos: escritas, imagéticas, materiais e as fontes orais através de entrevistas semiestruturadas com um roteiro pré-estabelecido com a participação de diferentes atores da comunidade escolar. Os dados serão analisados por meio da triangulação das diferentes fontes utilizadas no estudo. É importante ressaltar que a pesquisa será realizada com respeito aos fundamentos éticos previstos na Resolução n° 512/2016 do Conselho Nacional de Saúde, o que demonstra a preocupação com a ética e a integridade na condução da pesquisa. Por fim, o cenário da pesquisa será o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Montes Claros/MG, o que permite uma delimitação clara do campo de estudo. A pesquisa contribuirá para a compreensão da história das instituições escolares na região de Montes Claros e será embasada por autores como Costa, Caldeira e Mendes (2020), Gatti Júnior (2007), Oliveira, Martinelli e Lazzari (2017), Thompson (1992), Saviani (2005), dentre outros. Destaca-se que este estudo se encontra em andamento e em fase inicial. A coleta de dados está em fase de desenvolvimento e a análise dos mesmos será realizada posteriormente.

     

    Referências

    COSTA, Dayane Stephanie Maia; CADEIRA, Luana Maria Maia.; MENDES, Renat Nureyev. Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais: 70 anos de História e Memórias de um Educandário. Ipatinga: Editora Tiradentes, 2020.

    GATTI JÚNIOR, Décio. História e historiografia das instituições escolares: percursos de pesquisa e questões teórico metodológicas. Revista Educação em Questão, Natal, v. 28, n. 14, p. 172-191, jan./jun. 2007.

    OLIVEIRA, Anelise Martinelli Borges; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Um estudo histórico sobre o processo de implantação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba-MG (1964-1968). Revista História da Educação, v. 21, n. 52, Santa Maria, 2017.

    THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

    SAVIANI, Dermeval. Instituições escolares: conceito, história, historiografia e práticas. Campinas: Unicamp, p. 27-33, jan./dez. 2005.

     

     

  • Palavras-chave
  • História da educação brasileira, Instituições Escolares, Colégio Tiradentes.
  • Área Temática
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
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