ANÁLISE DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO EM MATERIAIS CURRICULARES DOS ANOS INICIAIS

  • Autor
  • Iolanda Márcia de Souza
  • Co-autores
  • Ana Paula Perovano
  • Resumo
  • Recorte de uma pesquisa maior, o trabalho proposto objetiva identificar e discutir recursos dos materiais, relativos ao campo aditivo, que induzem o conhecimento profissional docente em Matemática. Para tanto, no âmbito de uma pesquisa documental, analisou-se Manuais do Professor utilizados por três professoras que atuam no 2º, 3º e 4º anos, considerando os problemas com as operações adição e subtração. Parte dos resultados indica a presença de situações pertencentes ao campo conceitual aditivo na unidade temática Números e Grandezas e Medidas, sendo a abordagem variada para as estruturas (tipos de situações), o que pode implicar o conhecimento profissional das professoras ao se relacionarem com esses materiais. A presença ou não de situações-problema, bem como a variedade de situações, podem reverberar as práticas de ensino e as oportunidades de aprendizagem. 

  • Palavras-chave
  • Materiais Curriculares, Resolução de Adição, Problemas de Subtração, Campo Conceitual Aditivo.
  • Área Temática
  • Educação matemática
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica