Recorte de uma pesquisa maior, o trabalho proposto objetiva identificar e discutir recursos dos materiais, relativos ao campo aditivo, que induzem o conhecimento profissional docente em Matemática. Para tanto, no âmbito de uma pesquisa documental, analisou-se Manuais do Professor utilizados por três professoras que atuam no 2º, 3º e 4º anos, considerando os problemas com as operações adição e subtração. Parte dos resultados indica a presença de situações pertencentes ao campo conceitual aditivo na unidade temática Números e Grandezas e Medidas, sendo a abordagem variada para as estruturas (tipos de situações), o que pode implicar o conhecimento profissional das professoras ao se relacionarem com esses materiais. A presença ou não de situações-problema, bem como a variedade de situações, podem reverberar as práticas de ensino e as oportunidades de aprendizagem.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica