MULHERES EMPREENDEDORAS E A CRIAÇÃO DO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA LORENZO FERNÂNDEZ EM MONTES CLAROS-MG

  • Autor
  • Christiane Faria Franco Vieira
  • Co-autores
  • Carmerindo Miranda de Souza Júnior , José Normando Gonçalves Meira
  • Resumo
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    Este resumo trata-se de uma pesquisa em andamento, de caráter qualitativa e historiográfica. O estudo está inserido no Projeto Empreendedorismo Educacional e Trajetórias de Escolarização no Norte de Minas (1962-2012), aprovado pelo Comitê de Ética da Unimontes, nº 5.896.813 sob a coordenação do Professor José Normando Gonçalves Meira. A abordagem tem como objetivo geral identificar e reconhecer o empreendedorismo das mulheres para o processo de fundação do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez em Montes Claros. Os objetivos específicos buscarão refletir sobre os desafios políticos, sociais e econômicos enfrentados na criação da instituição; conferir visibilidade às mulheres que participaram do processo de criação do Conservatório; evidenciar o conceito de empreendedorismo feminino. O recorte temporal estabelecido se refere ao período de instalação do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, no ano de 1961. O estudo justifica-se da necessidade de verificar, a partir das ações dos sujeitos envolvidos, o papel das mulheres no processo de criação e estadualização do Conservatório. Os caminhos metodológicos para o conhecimento das ações de mulheres que contribuíram para a criação dessa instituição educativa se inscrevem no âmbito na Nova Historiografia constituindo-se como pesquisa que tem por foco a história do empreendedorismo feminino. Os procedimentos metodológicos constituirão de pesquisa documental, junto aos documentos e registros da escola, em jornais e revistas locais. Para ampliação das fontes serão realizadas entrevistas com familiares e pessoas que testemunharam o fenômeno pesquisado. Desta forma, para compreensão da pesquisa historiográfica, das metodologias das fontes históricas utilizadas e do conceito de empreendedorismo feminino, tomar-se-á como referência os autores: Pinsk (2008); Burke (2011); Dolabella (2003) e Amorim e Batista (2012). Por fim, com base em fundamentação teórica sobre as áreas do conhecimento que permeiam essa pesquisa, análise e interpretação dos dados coletados, espera-se contribuir para o acervo acadêmico-científico no campo do empreendedorismo, educação, historiografia e gênero.

     

  • Palavras-chave
  • empreendedorismo feminino, empreendedorismo na educação. conservatório
  • Área Temática
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
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