O presente estudo justificou-se por conta das mudanças educacionais provenientes do avanço de recursos tecnológicos. Investigando novas estratégias que motivem a aprendizagem significativa, surgiu o problema de pesquisa: como os recursos midiáticos podem melhorar a aprendizagem e ajudar na implementação do ensino híbrido através do desenvolvimento e aplicação de videoaula em sala de aula invertida? Assim, o objetivo geral foi propor e analisar a utilização de recursos midiáticos através de videoaulas como metodologia de ensino híbrido no curso técnico de Soldagem no SENAI de Cataguases, para a partir disso, propor videoaulas em pílulas de aprendizagem como produto educacional buscando implementação do ensino híbrido no curso técnico em estudo. Analisar os indicadores levantados em relação ao uso de videoaulas nos objetos de pesquisa em estudo. Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa fundamentou-se em autores como Carrera (2011), Carvalho (2020), Freire (1995), Frigoto (2011), Saviani(2003), entre outros. Consistiu em uma pesquisa aplicada em caráter exploratório de cunho qualitativo, através de pesquisas bibliográficas, questionários e estudo de caso desenvolvido nos docentes e discentes do curso técnico em estudo, na qual os dados foram analisados a partir das concepções de Bardin (2016), concluindo que em relação ao uso de videoaulas no formato híbrido houve ótima aceitação dos discentes do curso técnico em Soldagem do Senai de Cataguases, que apresentaram a percepção de ser um recurso com grau de muita importância para uma aprendizagem mais significativa. E os docentes compreendem a importância de usar os recursos midiáticos na busca por melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem, visando uma formação integral, desenvolvendo alunos interdisciplinares preparados para o mundo do trabalho. A partir desses dados, foi desenvolvido um produto educacional em formato de e-book contendo videoaulas em pílulas de aprendizagem na disciplina de comunicação e redação técnica, que foi validado com 100% de eficiência. Portanto, os recursos midiáticos são ferramentas que podem agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem na educação profissional e tecnológica.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica