A linguística e a literatura são velhas conhecidas e, devido ao objeto de estudo que compartilham (o texto), estão sempre auxiliando-se mutuamente. Essas conexões tornaram-se ainda mais perceptíveis após o surgimento, nos anos 60, da Análise do Discurso (AD); disciplina que analisa, através dos seus diferentes meios de circulação, os discursos em movimento na sociedade. Observando o texto literário como um domínio discursivo (MAINGUENEAU, 2018), esta pesquisa justifica-se por apresentar o conceito de Ethos como uma ferramenta de interpretação textual. Em razão disso, por meio dessa proposta pretendemos contribuir tanto para o letramento literário quanto para a capacidade de leitura e interpretação de texto dos alunos do ensino médio. A metodologia dessa pesquisa é exclusivamente bibliográfica, devido às leituras teóricas necessárias sobre teoria do discurso e o objeto literário de análise. Como base teórica, foram consultados teóricos da AD de orientação francesa, em especial a obra do analista do discurso Maingueneau (2008, 2014), e também Souza (2014), por suas contribuições e produções científicas já existentes nessa área. Como objeto de análise escolhido para ilustrar a contribuição do conceito discursivo de Ethos no texto literário, selecionamos o conto "O banqueiro anarquista" (1922), do autor português Fernando Pessoa. Essa obra apresenta ao leitor um personagem ambíguo que, supostamente, concilia uma posição social e uma posição político-ideológica que são, em teoria, totalmente discrepantes. Através do conceito de Ethos (a imagem de si que o locutor produz através de seu discurso), podemos entender tal personagem de forma mais clara e, consequentemente, interpretar a ideia que o texto se propõe a expor e discutir. A relevância social desta pesquisa é palpável, pois no contexto social os sujeitos são expostos a todos os tipos de textos e discursos e, também, devido à opacidade que o segundo apresenta, uma ferramenta de interpretação que auxilie na leitura desses dois elementos será imprescindível para desenvolver o pensamento crítico do leitor e cidadão que circula na esfera social, além de contribuir para o seu letramento literário e linguístico.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica