MAPEAMENTO E LEVANTAMENTO DAS POTENCIALIDADES DE SOFTWARES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO INVESTIGATIVO

  • Autor
  • Iago Marcelino De Oliveira
  • Co-autores
  • Euclides Gabriel Lima Ferreira , Josué Antunes de Macêdo
  • Resumo
  • O ensino da Estatística se torna cada dia mais importante, dado a quantidade de informações

    presentes no dia a dia dos cidadãos, contudo esta disciplina, por conter muitas definições e ideias

    abstratas acaba sendo pouco atrativa para os alunos, diante disso, metodologias que favoreçam a

    aprendizagem e também os motivem a querer aprender são necessárias na sala de aula. Autores

    como Macêdo, Almeida e Voelzke (2016) deixam claro que a utilização de softwares pode inovar a

    educação, trazendo interatividade para o processo educativo, fazendo que através deles se tenha um

    aprendizado mais expressivo. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivos mapear softwares

    livres e gratuitos de estatística e levantar suas potencialidades para o uso no ensino desta disciplina.

    Inicialmente foi feito um estudo exploratório com o intuito de conhecer a literatura já existente

    acerca do ensino de estatística através de softwares, e em seguida, realizou-se uma catalogação de

    softwares livres, utilizando-se uma metodologia com abordagem qualitativa, que segundo Godoy

    (1995), uma das características é ser descritiva, ou seja iremos descrever os programas catalogados

    com o intuito de fazer um levantamento das potencialidades deles para o ensino da estatística. Os

    resultados da pesquisa são relevantes no meio educativo, uma vez que professores e instituições de

    ensino terão informações de programas que possam complementar a prática docente em sala de

    aula, diante do processo de ensino e aprendizagem. É importante ressaltar que o programa é apenas

    uma ferramenta, o que vai tornar o software efetivo será a didática aplicada pelo professor, sendo

    assim, a inserção das ferramentas tecnológicas nos cursos de formação de professores é importante.

    Ao fazer o estudo exploratório das literaturas já existentes, percebemos que a maioria dos softwares

    utilizados são pagos, como por exemplo o TinkerPlots, Minitab e Genstat, dentre esses foram

    selecionados ao todo 35, e logo após a filtragem apenas 10 softwares foram escolhidos. Até o

    momento foram avaliados a capacidade de cada um deles de trabalhar com a estatística descritiva,

    destacando-se entre eles o Jamovi, Bioestat e também o R. O que se pode perceber é que os

    softwares não foram desenvolvidos para o ensino e sim análise de dados, contudo com a abordagem

    correta eles podem ser utilizados em sala de aula, pois facilitam a observação de medidas de

    tendência central e também de dispersão de diferentes dados, além de permitir o ensino de tabelas

    de frequência de dados qualitativos, possibilitando ao aluno ver e lidar com um número maior de

    dados de forma mais dinâmica.

  • Palavras-chave
  • Ferramentas Digitais, Educação Matemática, Educação Estatística, Softwares Livres.
  • Área Temática
  • Educação matemática
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