O ensino da Estatística se torna cada dia mais importante, dado a quantidade de informações
presentes no dia a dia dos cidadãos, contudo esta disciplina, por conter muitas definições e ideias
abstratas acaba sendo pouco atrativa para os alunos, diante disso, metodologias que favoreçam a
aprendizagem e também os motivem a querer aprender são necessárias na sala de aula. Autores
como Macêdo, Almeida e Voelzke (2016) deixam claro que a utilização de softwares pode inovar a
educação, trazendo interatividade para o processo educativo, fazendo que através deles se tenha um
aprendizado mais expressivo. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivos mapear softwares
livres e gratuitos de estatística e levantar suas potencialidades para o uso no ensino desta disciplina.
Inicialmente foi feito um estudo exploratório com o intuito de conhecer a literatura já existente
acerca do ensino de estatística através de softwares, e em seguida, realizou-se uma catalogação de
softwares livres, utilizando-se uma metodologia com abordagem qualitativa, que segundo Godoy
(1995), uma das características é ser descritiva, ou seja iremos descrever os programas catalogados
com o intuito de fazer um levantamento das potencialidades deles para o ensino da estatística. Os
resultados da pesquisa são relevantes no meio educativo, uma vez que professores e instituições de
ensino terão informações de programas que possam complementar a prática docente em sala de
aula, diante do processo de ensino e aprendizagem. É importante ressaltar que o programa é apenas
uma ferramenta, o que vai tornar o software efetivo será a didática aplicada pelo professor, sendo
assim, a inserção das ferramentas tecnológicas nos cursos de formação de professores é importante.
Ao fazer o estudo exploratório das literaturas já existentes, percebemos que a maioria dos softwares
utilizados são pagos, como por exemplo o TinkerPlots, Minitab e Genstat, dentre esses foram
selecionados ao todo 35, e logo após a filtragem apenas 10 softwares foram escolhidos. Até o
momento foram avaliados a capacidade de cada um deles de trabalhar com a estatística descritiva,
destacando-se entre eles o Jamovi, Bioestat e também o R. O que se pode perceber é que os
softwares não foram desenvolvidos para o ensino e sim análise de dados, contudo com a abordagem
correta eles podem ser utilizados em sala de aula, pois facilitam a observação de medidas de
tendência central e também de dispersão de diferentes dados, além de permitir o ensino de tabelas
de frequência de dados qualitativos, possibilitando ao aluno ver e lidar com um número maior de
dados de forma mais dinâmica.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica