O envolvimento dos membros de uma comunidade é parte essencial da integração dos componentes culturais com as atividades educacionais. No intuito de analisar os resultados de pesquisas e estudos que mobilizam as práticas Etnomatemáticas e as perspectivas sociológicas de Bourdieu: Campo, Habitus e Capital Cultural a fim de pensar se e em que se articulam, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), apresentando as pesquisas mapeadas, bem como suas convergências e divergências com nosso objeto de pesquisa. Apontamos nesse trabalho as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas nas pesquisas e suas associações. Concluiu-se, por meio dos achados deste trabalho que há a necessidade de articulação efetiva entre a Etnomatemática e o Capital Cultural a fim de possibilitar a produção de conhecimento matemático e também, estimular a curiosidade e a criatividade nos alunos e assim, ajudar a promover a igualdade entre os seres humanos e amenizar as desigualdades do acesso aos saberes escolares.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica