ANÁLISE DOS RESULTADOS DE PESQUISAS E ESTUDOS QUE MOBILIZAM E ARTICULAM AS PRÁTICAS ETNOMATEMÁTICAS ÀS PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS DE BOURDIEU: CAMPO, HABITUS E CAPITAL

  • Autor
  • ERIKA PATRICIA OLIVEIRA SILVA CABRAL
  • Co-autores
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Resumo
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    O envolvimento dos membros de uma comunidade é parte essencial da integração dos componentes culturais com as atividades educacionais. No intuito de analisar os resultados de pesquisas e estudos que mobilizam as práticas Etnomatemáticas e as perspectivas sociológicas de Bourdieu: Campo, Habitus e Capital Cultural a fim de pensar se e em que se articulam, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), apresentando as pesquisas mapeadas, bem como suas convergências e divergências com nosso objeto de pesquisa. Apontamos nesse trabalho as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas nas pesquisas e suas associações. Concluiu-se, por meio dos achados deste trabalho que há a necessidade de articulação efetiva entre a Etnomatemática e o Capital Cultural a fim de possibilitar a produção de conhecimento matemático e também, estimular a curiosidade e a criatividade nos alunos e assim, ajudar a promover a igualdade entre os seres humanos e amenizar as desigualdades do acesso aos saberes escolares.

     

  • Palavras-chave
  • Revisão Sistemática de Literatura. Capital Cultural. Etnomatemática
  • Área Temática
  • Educação matemática
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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