Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a importância do letramento digital na formação continuada dos professores de educação básica, sendo que a pesquisa se justifica pela necessidade de compreender como os professores estão se adaptando às novas tecnologias e como isso afeta o processo de ensino-aprendizagem. A partir da análise dos dados coletados, espera-se identificar as principais demandas dos professores em relação à formação continuada e ao letramento digital, bem como propor estratégias para aprimorar a formação desses profissionais, sendo que o problema da pesquisa consiste em identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores em relação ao letramento digital e à formação continuada, bem como propor soluções para aprimorar a formação dos professores na era digital, tendo como objetivos da pesquisa: investigar como os professores de educação básica estão se adaptando às tecnologias digitais; identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes em relação ao letramento digital e à formação continuada; propor soluções para aprimorar a formação dos professores na era digital. O referencial teórico desta pesquisa abordará conceitos relacionados ao letramento digital, tais como habilidades digitais, competências tecnológicas e cultura digital. Além disso, serão discutidas questões relacionadas à formação continuada de professores, como modelos de formação, estratégias pedagógicas e uso das tecnologias digitais no processo formativo, tendo como procedimentos metodológicos adotados, a revisão bibliográfica e análise documental, sendo realizada a partir de artigos científicos, livros e teses relacionados ao tema. A análise documental envolve a coleta de dados em documentos oficiais, como planos de formação continuada e políticas públicas para a educação. Sendo de grande relevância social pelo fato de que a formação continuada dos professores é um tema crucial para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil. Além disso, o letramento digital é uma competência cada vez mais valorizada no mercado de trabalho e na sociedade em geral, o que reforça a importância da atualização dos docentes nessa área. Tendo assim como foco contribuir para o debate sobre as estratégias pedagógicas e formativas voltadas para os docentes e com isso discutir de maneira mais ampla questões relacionadas à formação continuada dos professores e à utilização das tecnologias digitais no processo educativo.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Formação de professores para o uso pedagógico das TDIC: competências e projetos. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 15, n. 1, p. 11-31, 2016.
BOVO, Ana Paula Martins Correa; RIBIEIRO, Andréa Lourdes; LANDIM, Alanna. Blogário. In: FERREIRA, Gabriella Rossetti (org.). Educação e tecnologias [recurso eletrônico]: experiências, desafios e perspectivas. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 274- 282.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARTINS, Maria de Fátima M. Estudos de Revisão de Literatura. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica